COMPARTILHAR

Os Betas pediram e nós atendemos!

Depois de mostrarmos filmes para psicólogos, advogados, médicos e também para quem é louco por história, tecnologia e gastronomia, finalmente chegou a vez de a gente sugerir alguns filmes, documentários e séries para quem vive com a cabeça no espaço, ou melhor dizendo, para quem ama astronomia.

Quem quiser colaborar com esta lista, é só deixar as sugestões nos comentários!

Perdido em Marte (2015)

Enviado para uma missão em Marte, o astronauta Mark Watney é dado como morto e, consequentemente, abandonado por sua equipe. Ao acordar e constatar sua situação, ele inicia uma batalha pela sobrevivência, tendo de lidar com poucos suprimentos, falta de comunicação com a Terra e a dúvida se sairá de lá com vida.

Interestelar (2014)

Provavelmente um dos filmes mais comentados de 2014, Interestelar narra a missão de um grupo de astronautas de encontrar possíveis planetas para receber a população terrestre, uma vez que a Terra enfrenta a escassez de reservas naturais.

Cosmos – Uma Odisseia do Espaço-Tempo (2014)

Esta série de documentários explora como foram descobertas as leis da natureza e, consequentemente, nossas coordenadas no espaço e tempo.

Gravidade (2013)

Outro filme bastante comentado é Gravidade, que também narra a luta pela sobrevivência dos astronautas Matt Kowalski e Ryan Stone. Durante o conserto do telescópio Hubble, eles são atingidos por uma chuva de destroços de um satélite, sendo jogados no espaço. Sem o apoio da NASA, eles precisam encontrar um jeito de voltar para casa.

Viagem à Lua de Júpiter (2013)

Europa, uma das luas de Júpiter, é o destino de um grupo de astronautas em busca de sinais de vida extraterrestre. Lá, eles perdem contato com a Terra e passam a lidar com as dificuldades deste ambiente.

How the Universe Works (2010)

Do Big Bang às galáxias, estrelas, planetas e luas, esta série funciona como uma espécie de guia do usuário, explicando de onde tudo isso veio e como se encaixou perfeitamente.

Into the Universe with Stephen Hawking (2010)

Esta série com Stephen Hawking faz uma análise do universo, do Big Bang até o fim dos tempos.

Lunar (2009)

A gente já falou sobre Lunar aqui no GoBetaGo, mas vale repetir. Afinal, o filme narra a história de um astronauta que cumpre uma missão de 3 anos na Lua, extraindo do solo e enviando à Terra uma substância que ajuda a renovar a energia do planeta. Tudo vai bem, até o momento em que ele começa a delirar…

We Are Astronomers (2009)

Você sabe o que um astrônomo faz? We Are Astronomers tenta responder a esta questão mostrando um trabalho que exige colaboração global, tecnologia e dedicação de profissionais que tentam desvendar os grandes mistérios do universo.

Journey to the Edge of the Universe (2008)

Com produção da National Geographic, este documentário proporciona uma viagem pelo tempo e espaço.

Sunshine – Alerta Solar (2007)

E se o Sol se apagasse? A questão serve de ponto de partida para Sunshine, que narra a missão de um grupo de astronautas que deve transportar uma bomba atômica do tamanho da ilha de Manhattan para o Sol, com o objetivo de “recarregá-lo”. A questão é que uma outra equipe tentou executar a missão, mas por alguma razão fracassou. Cabe aos astronautas decidirem se seguem com o plano ou alteram a missão.

The Universe (2007)

Para quem busca o básico do básico, esta série é bastante indicada. Com uma pegada mais educacional, ela explora diversas questões relacionadas ao universo, como o Big Bang, o Sol, planetas, buracos-negros, outras galáxias e até mesmo astrobiologia, entre outros tópicos.

Roving Mars (2006)

Roving Mars, como o próprio nome já diz, mostra as imagens de Marte transmitidas a partir de dois veículos não-tripulados.

The Elegant Universe (2003)

Esse documentário investiga a teoria das cordas.

Contato (1997)

Ellie é uma pesquisadora que desde a infância acredita haver vida inteligente no espaço. Adulta, ela trabalha para encontrar indícios que comprovem essa crença. Em um determinado momento, ela recebe uma mensagem que ensina a construir uma máquina capaz de ajudar seres humanos a fazerem contato com os extraterrestres.

Stephen Hawking’s Universe (1997)

Este documentário dividido em 6 partes traz diversas entrevistas com astrônomos e cientistas, além de modelos feitos em computador e teorias em torno do Big Bang, matéria escura e buracos-negros. Tudo sob o comando de Stephen Hawking.

Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995)

Lunar (2009)

A NASA precisa desenvolver uma estratégia que ajude os 3 astronautas a bordo da Apollo 13 a voltarem à Terra com segurança depois que a nave sofre um problema.

Os Eleitos – Onde o Futuro Começa (1983)

O filme narra a história real da evolução de um projeto militar norte-americano que se tornaria a NASA. Isso inclui o programa Mercury, responsável pela formação dos primeiros astronautas do país.

Cosmos (1980)

Esta série é um verdadeiro clássico para quem curte astronomia. Nele, Carl Sagan nos guia pelos vários elementos e teorias em torno do universo.

2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

E por falar em clássico, nenhuma lista estaria completa sem a obra-prima de Stanley Kubrick. O filme gira em torno de uma equipe de astronautas enviada a Júpiter para investigar o monolito na nave Discovery, controlada pelo computador HAL 9000. No meio da viagem, HAL sofre uma pane e passa a eliminar os astronautas.