COMPARTILHAR

Não é preciso ser advogado ou estudante de Direito para curtir filmes que têm como temática central batalhas judiciais. Vira e mexe a gente encontra por aí histórias apaixonantes da luta nos tribunais por causas justas – e outras nem tanto.

Dos personagens que amamos odiar até aqueles que nos inspiram a lutar pela justiça, começamos hoje uma lista com sugestões de filmes que valem a pena serem vistos por todos, especialmente por futuros advogados.

E, como sempre, a gente convida você para estourar uma boa pipoca para conferir os títulos que selecionamos e aproveitar para incluir os seus favoritos nos comentários abaixo.

O Juiz – 2014

Apesar de ter dois grandes atores no elenco, o filme pode decepcionar. Ainda assim, a gente resolveu inclui-lo na lista por desencargo de consciência. Robert Duvall é um juiz que será defendido pelo filho, interpretado por Robert Downey Jr.

The Conspirator

Conspiração Americana – 2010

Mary Surrat é acusada de fazer parte da conspiração que resultou no assassinato do presidente Abraham Lincoln, uma vez que o grupo que planejou o crime se reunia em sua casa. Agora, ela precisa provar sua inocência para escapar da morte.

shot04

Uma Lição de Amor – 2001

Sean Penn está brilhante neste filme, que mostra a luta de um pai que tem a capacidade mental de uma criança de 7 anos para manter a guarda de sua filha. Para ajudá-lo, ele contrata uma advogada interpretada por Michelle Pfeiffer.

2189_13_screenshot

O Furacão – 1999

Preso injustamente por homicídio, o boxeador Rubin “Hurricane” Carter passa a vida tentando provar sua inocência. Sua sorte começa a mudar quando ele encontra os parceiros certos para sua defesa.

O Advogado do Diabo – 1997

Um advogado da Florida que está ascendendo na carreira é convidado a se juntar a uma firma em Nova York. A partir daí, sua vida irá mudar completamente.

Amistad

Amistad – 1997

Um grupo de escravos é acusado de motim no navio La Amistad e, por esse motivo, vai a julgamento. A defesa tenta provar, então, que eles foram erroneamente sequestrados e tinham direito de se rebelarem.

O-Povo-Contra-Larry-Flynt

O Povo Contra Larry Flynt – 1996

Liberdade de expressão é o tema central desta cinebiografia dirigida por Milos Forman. A trama gira em torno de Larry Flynt, fundador da revista masculina Hustler.

maxresdefault

Tempo de Matar – 1996

No sul dos Estados Unidos, uma garotinha negra é estuprada por dois homens brancos, que são inocentados pelo crime. Revoltado, o pai mata a dupla e agora é obrigado a enfrentar as consequências.

philadelphia-tom-hanks

Filadélfia – 1993

Um advogado de sucesso é demitido por sua firma, quando os sócios descobrem que ele é portador do vírus HIV. Começa, então, um embate para provar que ele foi demitido injustamente.

Meu Primo Vinny – 1992

Com uma pegada mais cômica, Meu Primo Vinny é um advogado recém-formado de Nova York que precisa defender seu sobrinho e o amigo dele de uma acusação de assassinato no Alabama. Para livrar a dupla, ele colocará em prática toda a sua esperteza.

Questão de Honra – 1992

Dois fuzileiros são acusados de matar um soldado e alegam que estavam cumprindo ordens de um superior. Para defendê-los, entra em cena Tom Cruise.

Reversal of fortune1990Barbet SchroederJeremy IronsGlenn Close
O Reverso da Fortuna – 1990

Um professor de Direito de Harvard aceita cuidar da apelação da condenação de Claus von Bulow, acusado de assassinar a esposa.

gandhi-1

Gandhi – 1982

Antes de se tornar o líder do movimento de independência da Índia, Mahatma Gandhi era um grande advogado que iniciou sua carreira na África do Sul.

ver

O Veredito – 1982

Paul Newman interpreta um advogado que costuma invadir funerais em busca de possíveis clientes. É aí que ele encontra um caso de erro médico e decide ir a fundo na busca por justiça.

andjusticeforall

Justiça para Todos – 1979

Um juiz é acusado de estupro e, para defendê-lo, entra em cena Al Pacino. O filme é um retrato interessante do sistema legal, corrupção e ética.

ToKillMockngbrd_148Pyxurz

O Sol é para Todos – 1962

Esta versão do livro de Harper Lee conta a história de Atticus Finch e sua filha, Scout. A trama mostra o trabalho de Atticus para defender um homem negro que foi acusado de estupro, em uma comunidade altamente racista.

nure

Julgamento em Nuremberg – 1961

O filme retrata os julgamentos dos crimes de guerra cometidos pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial.

Anatomy Of A Murder 4

Anatomia de um Crime – 1959

Um tenente do exército é acusado de matar o dono de um bar que violentou sua mulher. Será que a estratégia de insanidade temporária vai colar?