COMPARTILHAR

A medicina é uma carreira incrível, e que já rendeu histórias incríveis – muitas delas levadas ao cinema por grandes diretores.

Se ser médico é o seu sonho, que tal se inspirar com esses filmes?

O Médico – 2013

Baseado no livro de Noah Gordon (que devido a um erro na tradução aqui no Brasil saiu com o nome de O Físico), este filme conta a história de um garoto no século 11 que consegue se tornar aprendiz do médico Avicenna, na Pérsia. Como não era comum cristãos por aquelas paradas, ele se disfarça de judeu. O filme dá uma ideia de como a medicina era praticada na antiguidade.

Mãos Talentosas – 2009

Gifted_Hands

Ben Carson, atualmente pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, foi criado por sua mãe solteira. Sua história poderia não ter nada de incrível se não fosse pela mãe, que jurou que os filhos não seriam analfabetos como ela, e cobrou que os garotos estudassem, e muito. Ben Carson tomou tanto gosto por aprender que decidiu ser médico, e não um médico qualquer: um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo.

Sicko – $O$ Saúde – 2007

Michael Moore traça um retrato desesperador do sistema de saúde dos Estados Unidos, comparando com o de outros países. Já pensou se ele decidisse vir fazer esse documentário no Brasil?

Síndromes e um Século – 2006

9518sangsattawat4

O diretor Apichatpong Weerasethakul é filho de médicos e, por isso mesmo, cresceu no ambiente hospitalar. É sobre isso que ele fala neste documentário.

 

Quase Deuses – 2004

73861_original

O filme narra a história real da parceria do cardiologista Alfred Blalock (1899-1964) e do técnico de laboratório  Vivien Thomas (1910-1985), um cara que apesar de não ter diploma de faculdade, era um talentoso mecânico e criador de ferramentas. A dupla desenvolveu um método para salvar a vida de bebês com problemas no coração.

 

Uma Lição de Vida – 2001

6b87addd67bcc7ba346f5a592d99503b

Uma professora de inglês é diagnosticada com câncer em fase terminal. Ao longo do filme, ela reflete sobre a doença, os tratamentos e fatos de sua vida, além de interagir com médicos e enfermeiras que cuidam dela.

 

Patch Adams – O Amor é Contagioso – 1998

Em uma área dedicada à ciência, às vezes as pessoas se esquecem de serem humanas. Da mesma maneira que os pacientes precisam de um diagnóstico e remédios, eles também precisam de carinho, atenção e, por que não, risos. É isso o que nos ensina Patch Adams.

 

E a Vida Continua… – 1993

And-the-Band-Played-On-1993

Lá nos anos 1980, quando a epidemia da AIDS ainda estava no começo nos Estados Unidos, um grupo de médicos se reuniu para tentar entender o que estava acontecendo e combater a doença. O longa retrata os problemas que surgiram ao longo do caminho.

 

Um Golpe do Destino – 1991

DOCTOR, THE

O que acontece quando o médico se torna o paciente? Jack McKee é um médico bem-sucedido, mas que mantém um relacionamento frio com seus pacientes. Quando ele é diagnosticado com câncer de garganta, entretanto, ele tem a oportunidade de assumir a perspectiva dos pacientes.

 

Tempo de Despertar – 1990

Awakenings Robin Williams and Robert De Niro Ouija board

Em uma ala repleta de pacientes catatônicos – alguns deles há décadas – um médico resolve tentar encontrar uma cura química e tem sucesso em sua busca. O que acontece, então, com essas pessoas que perderam pelo menos 20 anos de suas vidas e agora são obrigadas a lidar com seu despertar?

 

Meu Pé Esquerdo – 1989

À primeira vista, Christy Brown é um tetraplégico que vegeta desde a infância. Sua mãe, entretanto, percebe a inteligência e humanidade do filho, apesar de tudo e de todos. O que acontece a partir daí nos ajuda a perceber que nem tudo é o que aparenta à primeira vista.

 

O Homem Elefante – 1980

elephant-man-2

Mais um filme baseado em uma história real, O Homem Elefante conta a história de um homem severamente deformado, que na era Vitoriana da Inglaterra é tratado como um monstro. Isso até ele encontrar um médico que o ajuda.

 

Um Estranho no Ninho – 1975

McMurphy é um criminoso que alega insanidade e é mandado para uma instituição mental. Lá ele percebe os abusos de uma enfermeira sobre os pacientes, que vivem de forma opressiva e degradante. A partir daí, ele resolve que é hora de dar o troco.