COMPARTILHAR

Separamos 25 livros, documentários, palestras do TED, vídeos do YouTube, filmes e até um podcast para te ajudar a entender melhor o que está rolando com o rastro de dados que deixamos não só na internet, mas com o uso de aplicativos, games (olha o Pokemón Go aí, galera!) e afins.

Mais do que isso, esse conteúdo todo é um convite à reflexão sobre o que é a privacidade e porque isso importa. Grande parte da nossa vida hoje é digital, e mesmo sem perceber, deixamos pegadas por aí.

No final, queremos que esse post te ajude a sacar melhor não só como isso tudo acontece, mas também dar algumas dicas para você ficar mais esperto.

PALESTRAS NO TED

Glenn Greenwald: Por que a privacidade é importante

Privacidade, tô nem aí?! Não é bem por aí, como explica o jornalista Glenn Greenwald. Um dos primeiros repórteres a falar sobre os arquivos de Edward Snowden, aqui ele mostra por que precisamos nos importar com a privacidade, mesmo que não estejamos fazendo nada que precise ser escondido dos outros.

Juan Enriquez: Sua vida online, permanente como uma tatuagem

Não é só tatuagem que é permanente: sua vida online também. E não adianta apagar o histórico do navegador, das mensagens ou os vídeos do Snapchat. Aqui, Juan Enriquez chama a atenção para os efeitos permanentes do compartilhamento digital em nossa vida privada.

Edward Snowden: É assim que retomaremos a internet
Em 2014, Edward Snowden participou de uma edição do TED com a ajuda de um robô de telepresença – tipo o Sheldon naquele episódio de Big Bang Theory. Na pauta da palestra, a vigilância e a liberdade na internet, além do direito à privacidade de dados. Ele lembra que nossos direitos são importantes, afinal, nunca sabemos quando eles serão necessários.
Gary Kovacs: rastreando os perseguidores

Sabe quando você entra em um site para ver o preço de um produto e depois esse produto começa a aparecer em anúncios de todos os sites que você visita, inclusive o Facebook? Então. O tempo todo que você está na internet, tem informações sobre você sendo coletadas. Isso não é necessariamente algo negativo, mas Gary Kovacs explica por que é seu direito saber quais são os dados sobre você que estão sendo coletados e como isso afeta sua vida digital.

Alessandro Acquisti: Como será um futuro sem segredos?

Cabô o mistério, galera. Com essa linha entre o público e o privado ficando cada vez mais embaçada, tanto na vida real quanto na digital, Alessandro Acquisti resolveu contar no TED o que isso significa e por que é importante. Tipo como uma simples foto pode fornecer um monte de informações para qualquer pessoa…

PARA LER

Age of Context: Mobile, Sensors, Data and the Future of Privacy

contexto

Robert Scoble e Shel Israel mostram neste livro como as redes sociais, dispositivos móveis, big data, sensores e geolocalização estão mudando nossas vidas. Juntas, estas tecnologias nos conhecem melhor do que nossos melhores amigos, podendo contextualizar situações e informações de acordo com nossos hábitos. Mas, será que vale a pena ter tudo isso, se em troca somos obrigados a abrir mão da nossa privacidade. Afinal, o Big Data está nos observando.

Age of Context: Mobile, Sensors, Data and the Future of Privacy, Robert Scoble e Shel Israel, Patrick Brewster Press, 248 páginas

Is Privacy Dead?: The Future of Privacy in the Digital Age

O futurologista David Houle trata neste livro sobre a perda da privacidade na era digital e chama a todos para uma discussão sobre o que significa viver nesta nova realidade, e quais são as implicações morais e éticas disso. O autor avalia como devemos viver neste mundo sem privacidade e, mais que isso, oferece uma nova definição da privacidade do futuro.

Is Privacy Dead?: The Future of Privacy in the Digital Age, David Houle, Kindle Edition, 58 páginas

The Digital Person: Technology and Privacy in the Information Age

Se você chegou até aqui, já sabe que bancos de dados eletrônicos estão compilando informações sobre você o tempo inteiro. Suas atividades, interesses e preferências são usadas para investigar tudo sobre você, criando uma espécie de dossiê digital. Neste livro, Daniel J. Solove explica como esse conteúdo pode ser uma grave ameaça à nossa privacidade.

Daniel-Solove8015

The Digital Person: Technology and Privacy in the Information Age, Daniel J. Solove, New York University Press, 283 páginas

The Future of Reputation: Gossip, Rumor, and Privacy on the Internet

E falando em Daniel J. Solove, é dele também o livro The Future of Reputation, que investiga como o rastro de fragmentos de informação sobre nós ficam preservados para sempre na internet, disponíveis instantaneamente em buscadores como o Google. O autor mostra o que acontece quando a liberdade de expressão e a privacidade se colidem.

The Future of Reputation: Gossip, Rumor, and Privacy on the Internet, Daniel J. Solove, Yale University Press, 256 páginas

Safe Surfer: Protecting Your Privacy in the Digital World

head_buch

São apenas alguns cliques para comprar um produto, postar uma imagem, baixar um arquivo ou transferir dinheiro. Não importa: estamos sendo observados o tempo inteiro. Seja o governo ou empresas, público ou privado, sempre tem alguém coletando dados sobre nós, prontos para vendê-los a quem se interessar. Este livro se propõe a mostrar como os leitores podem se proteger disso tudo.

Safe Surfer: Protecting Your Privacy in the Digital World, Martin Hellweg, Kindle Edition, 154 páginas

PARA ASSISTIR NO YOUTUBE

Understanding Privacy in the Digital Age
Na era digital, a ideia de privacidade mudou bastante. A legislação internacional não parece estar em dia com os desenvolvimentos tecnológico, fazendo com que a gente pense se a privacidade como conhecíamos já não existe mais.
VICE News Presents: Privacy and Secrecy in the Digital Age – Davos Open Forum 2016

Na era do terrorismo, as ameaças parecem ser cada vez mais difíceis de ser detectadas e previstas. Os governos tentam monitorar a comunicação global em nome de uma maior segurança, enquanto os cidadãos estão mais dispostos a compartilhar, ao mesmo tempo em que querem ter sua privacidade digital protegida. Estes são alguns dos assuntos debatidos neste vídeo.

Big Data, Big Brother and the death of privacy in the digital age – right on

A repórter do Right On, Anne Devineaux, viajou a Paris e Bruxelas para saber uma pouco mais sobre o impacto que a era digital está tendo na privacidade individual.

Online Privacy: How Did We Get Here? 

Conforme a tecnologia evoluiu, o mesmo aconteceu com nossas expectativas em torno da privacidade. Ao mesmo tempo em que o mundo digital permite que a gente se conecte uns com os outros com grande facilidade, ele também tem tornado nossas informações pessoais disponíveis para quem quiser saber, tornando nossa privacidade cada vez mais vulnerável.

DOCUMENTÁRIOS

The Power of Privacy (2016)

A jornalista Aleks Krotoski viaja ao redor do mundo para explorar os desafios da privacidade digital no século 21 e descobrir como nós podemos retomar o controle de nossas vidas pessoal e profissional.

Citizenfour (2014)

Em janeiro de 2013, Laura Poitras começou a receber emails criptografados anônimos de CITIZENFOUR, que dizia ter evidências de um programa de vigilância ilegal realizado pela NSA em colaboração com outras agências de inteligência ao redor do mundo. Cinco meses depois, ela viajou para Hong Kong para conhecer, junto com Glenn Greenwald e Ewen MacAskill, Edward Snowden.

Terms And Conditions May Apply (2013)

Este documentário examina o custo dos ditos serviços gratuitos e o desaparecimento contínuo da privacidade online. Em resumo, a gente não faz ideia do que realmente estamos abrindo mão quando clicamos em “concordo” ao acessarmos o Facebook e Google.

Code 2600 (2011)

Code 2600 destaca a era da tecnologia contada pelas pessoas que ajudaram a construi-la e manipulá-la, explorando o impacto dessa nova conectividade em nossa habilidade de permanecermos humanos, ao mesmo tempo em que tentamos manter nossa privacidade e segurança.

FILMES E SÉRIES QUE AJUDAM A REFLETIR SOBRE A PRIVACIDADE

Mr. Robot (2015)

Estamos completamente viciados em Mr. Robot e, se tem um programa de ficção que você não deve perder de jeito algum, é esta série sobre um grupo de hackers tentando destruir uma grande corporação.

O Quinto Poder (2013)

Ok, esse filme não tem a melhor das avaliações no IMBD, mas… Ainda assim, ele ajuda a ter uma ideia sobre o que é, como surgiu e atua o WikiLeaks, site fundado por Julian Assange e Daniel Domscheit-Berg. Para quem não conhece, essa plataforma divulga documentos confidenciais de empresas e governos. A questão aqui é saber o custo de se manter segredos e o custo de expô-los.

V de Vingança (2005)

Baseado na obra de Alan Moore, V de Vingança se passa na Inglaterra do futuro, governada por um regime totalitário e onde a privacidade não existe. Após ser salva por V, Evey Hammond descobrirá que tem um importante papel na luta pela liberdade do país.

Minority Report (2002)
https://www.youtube.com/watch?v=q2bmImPNKbM

Imagine viver em um mundo em que não existe crime, já que as pessoas são presas antes mesmo de cometê-los. Como? Não tendo direito à privacidade nem mesmo em seus pensamentos, como mostra o filme Minority Report.

O Show de Truman (1998)
Um vendedor de seguros descobre que sua vida não é só uma mentira, mas que ela está sendo monitorada e transmitida em rede nacional desde o seu nascimento. Se você acha que vida de Big Brother é ruim, a de Truman é muito pior. E não é muito diferente do que rola com cada um de nós na internet.
1984 (1984)

E falando em Big Brother, em 1949 o escritor George Orwell lançou o livro 1984, que serve de base para este filme. Com uma visão futurista, o escritor imaginou o Reino Unido sendo governado por um regime socialista. Em todos os lugares (inclusive nas casas), monitores de TV servem de olhos do governo, manipulando informações e controlando as pessoas.

FAIXA BÔNUS

Anticast: Vigilância e Segurança – a sua privacidade online

Para os fãs de podcast, a gente recomenda o Anticast, em especial este episódio dedicado à privacidade digital. Aqui, Ivan Mizanzuk, Zeh Fernandes, Renata Nobre e Tania Silva discutem por que as pessoas sempre acham que estamos fazendo algo errado quando dizemos que queremos proteger nossa privacidade online. Afinal, se a privacidade é um direito, por que continuamos sendo vigiados? Eles ainda dão dicas de ferramentas que ajudam proteger seus dados.