COMPARTILHAR

Quem nunca sonhou em ter uma hortinha no quintal e, dali, colher hortaliças, frutas, legumes e temperos frescos, sem nadinha de agrotóxicos? Se o máximo que você fez neste sentido, entretanto, foi jogar Colheita Feliz, saiba que a tecnologia aliada à agricultura em pequena escala foi muito mais longe do que criar joguinhos. Melhor do que isso, ela parece um game, mas com resultados reais.

Na prática, cultivar uma horta em casa pode não ser das tarefas mais fáceis. Primeiro, tem a questão do espaço, especialmente para quem mora em apartamentos. Daí tem aquela coisa de cuidar, mesmo, regar, adubar, ficar de olho nas possíveis pragas que acabam aparecendo em algum momento… Isso sem contar que cada tipo de planta exige um cuidado diferente: mais água, menos água, mais sol, menos sol…

Daí surge o FarmBot, a primeira máquina open-source de cultivo que facilita tudo e mais um pouco. A partir de uma interface que parece um game, você consegue escolher onde esse robô-fazendeiro irá plantar as sementes em um espaço pré-determinado. Depois, é so programar os cuidados exigidos por cada tipo de planta, mais ou menos água, mais ou menos adubo, sol, etc.

A máquina ainda consegue acompanhar as transformações no solo para detectar o que é necessário fazer, se está faltando algum tipo de vitamina, etc. Isso sem contar que o próprio usuário consegue criar diferentes designs de cultivos, de acordo com suas necessidades.

Aqui, você confere um vídeo com os criadores do projeto explicando um pouco mais sobre ele.

As máquinas custam US$ 3.900, mas há uma pré-venda com 25% de desconto, jogando o preço para US$ 2.900.