Lembra de Minority Report? O filme estrelado por Tom Cruise mostra, no futuro, como a tecnologia ajuda a prever crimes antes mesmo que eles aconteçam, permitindo que a polícia aja com antecedência e impeça assassinatos.
Na ficção, a história se passa em 2054, mas na China está rolando um zum-zum-zum de que essa tecnologia realmente já está sendo usada.
Segundo o Financial Times, as autoridades chinesas estão combinando a tecnologia de reconhecimento facial com inteligência preditiva para notificar a polícia sobre criminosos em potencial, com base no padrão de comportamento dos suspeitos.
Na prática, o sistema rastreia os movimentos do suspeito levando em conta onde ele vai e quando, e como a combinação destes atos aumenta o risco dele cometer um crime. Por exemplo: se uma pessoa compra uma faca, tudo bem. Mas se comprar uma faca, um martelo e sacos plásticos, daí as autoridades já ficam em alerta.
A tecnologia, conhecida como Cloud Walk, também leva em consideração padrões de comportamento das pessoas, também. Ou seja, pisou na bola uma vez, você já pode ser considerado um indivíduo de alto risco quando aparecer em algum lugar suspeito. Neste caso, a polícia é avisada imediatamente.
E, só para constar, na China há pelo menos 176 milhões de câmeras de vigilância em atividade.