COMPARTILHAR

Não tem muito tempo, a gente mostrou por aqui o tablet em Braille que está sendo desenvolvido por pesquisadores da University of Michigan. Agora, mostramos um outro projeto que também promete fazer a diferença na vida de portadores de deficiência visual: uma impressora Braille de baixo custo. E o mais incrível desta história? Ela foi inventada por um garoto de 13 anos, que usou um kit Lego Mindstorms EV3.

Ao desenvolver um projeto para uma feira de ciências, o estudante americano Shubham Banerjee conseguiu o que muitas startups de Silicon Valley têm tentado fazer, sem muito sucesso: reduzir significativamente o custo de uma impressora Braille: de US$ 2 mil para US$ 200.

Shubham precisou de algumas semanas e 7 tentativas até conseguir construir um protótipo que funcionasse adequadamente. Com o kit Mindstorms EV3 da LEGO, mais alguns componentes elétricos baratinhos, ele passou algumas noites acordado até de madrugada para montar a impressora. Tudo com a ajuda do pai, Niloy, um engenheiro de softwares.

No final o projeto deu tão certo que o estudante decidiu fundar uma pequena empresa, a Braigo Labs, nomeada a partir de sua primeira grande invenção, a impressora portátil Braille Braigo (uma mistura de Braille + LEGO).

Na aparência, a Braigo se parece com qualquer outra impressora. A única diferença é que, em vez de páginas impressas com tinta, elas são impressas com símbolos em alto relevo. E, por meio de sua nova empresa, Shubham planeja desenvolver a impressora para que ela possa ser usada para fins educacionais e pessoais.

O estudante-inventor disponibilizou a documentação da Braigo em open source, para quem quiser tentar montar sua própria versão em casa. O canal dele no YouTube conta com diversos vídeos que mostram como o projeto foi feito.

Shubham também garante que está cheio de ideias para novas invenções, mas que por enquanto prefere mantê-las em segredo.