COMPARTILHAR

Seja na literatura ou no cinema, os robôs sempre estiveram presentes na cultura pop. Alguns deles se tornaram tão icônicos que simplesmente nos acostumamos a eles. É o caso de R2D2 e C3PO, de Star Wars, Bender, de Futurama, Wall-E, T-800, de O Exterminador do Futuro, Ultron, de Os Vingadores… Isso para citar apenas alguns.

Mas o nosso fascínio por estas máquinas e a presença delas nas nossas vidas é mais antiga do que muitos poderiam imaginar, remontando a antiguidade.

Craig e Matt, do canal The Good Stuff, resolveram passar essa história a limpo no vídeo A History of Robots.

Para começar, você sabia de onde vem a palavra robô? Segundo Minsoo Kang, professor de História Robótica da Universidade do Missouri, a origem está na palavra tcheca “robota”, que significa “o trabalho que um camponês medieval era forçado a fazer para o seu lorde, sem pagamento”. Praticamente um escravo.

Lá na Antiguidade, os robôs já faziam parte da imaginação dos gregos. Dédalo, por exemplo, era conhecido como um mestre artesão que criou estátuas vivas que poderiam falar e se moverem sozinhas. Ok, mas isso é um mito, não?

Sim, mas por volta de 100 a 150 antes de Cristo, já existia na Grécia Antiga os chamados autômatos – uma figura mecânica ou invenção construída para agir como se estivesse sozinha. Em outras palavras um robô.

Foi na Renascença, entretanto, que os autômatos se tornaram populares. Leonardo DaVinci, por exemplo, construiu alguns. Quer saber mais?

Basta dar o play no vídeo abaixo.