COMPARTILHAR

Em 1873, Julio Verne publicou A Volta ao Mundo em 80 Dias, livro que narra as aventuras do cavalheiro inglês Phileas Fogg e mordomo Passepartout para cumprir uma aposta que dizia ser possível dar a volta ao redor do mundo em menos de 3 meses.

Independentemente de quanto tempo uma pessoa leve para fazer a mesma viagem nos dias de hoje, fato é que viajar está se tornando cada vez mais rápido. Basta dar uma olhada no mapa abaixo, publicado pelo The Economist, que mostra quanto tempo se levava para chegar a alguns lugares, tendo Londres como ponto de partida.

xdv1tsgrm11l1to68vwf

Para se chegar a determinados lugares era uma questão de dias – 5, 10, 20, 30 e até mais de 40 dias. Imagine só. Levar mais de 10 dias para chegar a lugares como Seattle e Vancouver ou 40 dias para chegar a Tóquio e Pequim. E hoje tem gente que reclama de voos de 24 horas ou pouco mais, com algumas escalas.

Avançamos, então, para 2016 e o mapa criado por Rome2rio, que revela o quanto estes tempos (e consequentemente distâncias) foram reduzidos pouco mais de 1 século depois. Hoje, para quem sai de Londres, é possível chegar a Seattle em questão de 12 horas, por exemplo.

pjwqufn5cemcis1pqkqj

Grande parte destas mudanças se devem à forma como viajamos hoje em dia. Se no início do século 20 o trem era o meio de transporte favorito, hoje ganhamos tempo com o avião. Ainda assim, o planeta segue com lugares que são mais difíceis de se chegar, mas nem por isso menos visitados. É o caso da Groelândia, África do Sul e Austrália.

Agora, a gente pergunta: como será daqui a outros 100 anos? Será que os meios de transporte conseguirão reduzir ainda mais os tempos atuais?