COMPARTILHAR

O pouco que a gente conhece do universo é nada comparado à sua imensidão. E mesmo em relação ao planeta Terra, há muitos fenômenos naturais raros que a maioria de nós não teve a chance de testemunhar.

Mas basta dar uma olhadinha nas fotos abaixo para a gente ter certeza de que eles seriam capazes de impressionar até visitantes de outros planetas.

Saca só:

1. Rochas deslizantes

x1

No Vale da Morte, ocorre um intrigante fenômeno geológico chamado rochas deslizantes. Em resumo é isso mesmo: rochas de diversos tamanhos – grandes, pequenas – deixam um rastro após se moverem. Detalhe: sem nenhuma interferência de animais ou humanos. Para aumentar o mistério, ninguém nunca conseguiu testemunhar o movimento. Elas são mais comuns em um  lago seco chamado Racetrack Playa.

M3ijmwG

2. Caranguejo vermelho da Ilha Christmas

NPvIfk1

Na Ilha Christmas, no território externo da Austrália, é Natal o ano inteiro. Brincadeiras à parte, é lá que são encontrados os caranguejos vermelhos que você vê na foto acima. Milhões deles. Com uma carapaça medindo quase 12 centímetros, às vezes eles podem ter uma cor alaranjada e até mesmo roxo.

3. Deserto florido

n6ry08c

Esse surpreendente fenômeno climático atribuído ao El Niño ocorre no Deserto do Atacama, no Chile, geralmente entre os meses de setembro e novembro, quando chove bastante. Basicamente é isso o que você está vendo: flores de diversos tipos florescendo em pleno deserto.

4. Corrida das sardinhas

d9ovZ6y

Entre os meses de maio e julho, rola no mar do sul do continente africano um fenômeno chamado corrida das sardinhas. São bilhões de sardinhas que se reúnem para o processo de desova em Agulhas Bank e, quando ocorre uma corrente de água fria em direção a Moçambique, é possível ver cardumes com milhões de peixes “correndo”.

GfHp2gh

5. Bolhas congeladas sob o lago Abraham

5XnGdJE

Bolhas submarinas congeladas? É isso aí. O fenômeno que ocorre no Lago Abraham, em Alberta (Canadá) é o resultado de bolsões de metano congelado. O metano é formado a partir da ação de bactérias que se alimentam da matéria orgânica que cai na água (folhas e restos de animais).

rOPkUyK

6. Pilar de luz

x

Quando a luz do sol ou da lua se reflete em cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, começa um dos mais belos fenômenos da natureza: os pilares de luz. O nome vem da aparência de colunas estreitas, que se estendem para cima ou para baixo da fonte de luz. Geralmente, ocorrem quando o sol está abaixo da linha do horizonte.

EFBspQ2

7. Flor congelada

sJG7ssJ

Não é bem uma flor em si, mas parece com uma. Estes cristais de gelo costumam se formar em mares e lagos de águas calmas e geladas, medindo entre 3 e 4 centímetros de diâmetro. No mar, são caracterizadas pela alta salinidade e compostos químicos da água.

zgEPuIO

8. Eucalyptus deglupta

bL010sw

Esse tipo de eucalipto é chamado também de eucalipto arco-íris é nativa da ilha de Mindanao, nas Filipinas, mas pode ser encontrada em outras ilhas da Ásia. Com tamanhos que variam entre 2 e 60 metros, elas são caracterizadas pelo tronco colorido, decorrentes da eliminação da casca exterior, revelando o interior verde. De acordo com a época do ano e o amadurecimento da árvore, esta casca pode ficar azul, laranja ou roxa.

9. Great Blue Hole

dEgaTK9

O Great Blue Hole, ou Grande Buraco Azul, é um círculo perfeito com mais de 300 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade. Localizado na costa de Belize, esta caverna foi formada há milhares de anos, quando o nível do mar era mais baixo.

10. Arco-íris de fogo

KHcAmF4

Apesar do nome e aparência, o arco-íris de fogo não é um arco-íris de verdade. Também chamado de arco circunhorizontal, ele é causado pela refração dos raios de sol nos cristais de gelo que formam a nuvem do tipo cirrus. Para que este fenômeno ocorra, o sol deve estar alto no céu e a luz que bate nos cristais cria uma espécie de prisma.