COMPARTILHAR

Em 2015, um estudo da Microsoft apontou que um ser humano tem uma capacidade de atenção de apenas 8 segundos. Parece pouco – e realmente é – mas pode ficar pior, uma vez que ela está diminuindo cada vez mais em função da conectividade.

Se você sofre com essa dificuldade de se concentrar, não se desespere. A boa notícia é que o foco é como um músculo, que pode ser exercitado e fortalecido. Aqui estão algumas atividades que podem te ajudar:

1. Prepare o seu cérebro

Antes de iniciar cada tarefa, acalme seu cérebro. Basta se sentar por um ou dois minutos e respirar profundamente, dando tempo ao cérebro de se preparar para o trabalho.

2. Entenda onde seu foco precisa estar

Tente identificar o que precisa da sua atenção em diferentes períodos de tempo: no ano, no mês, na semana e no dia. Use um calendário e uma lista para se programar, reservando tempo para o que precisa ser feito.

3. Desconecte-se por 30 minutos

Se você tem algo importante para fazer, dê um logout nas redes sociais, emails e afins. Se possível, coloque o smartphone no modo avião e concentre-se na sua tarefa por 30 minutos. Você vai se surpreender o quanto é possível fazer em apenas meia hora se você não for interrompido.

4. Pausa para o café

Um cafezinho não apenas ajuda você a acordar, mas também a cafeína também dá uma turbinada na concentração.

5. Verifique a temperatura

Ambientes muito quentes ou frios podem impactar diretamente na sua concentração.

6. Aposte na música

Muito barulho pode causar distrações, mas a música pode te ajudar a focar nos seus pensamentos. Mas isso só acontece se você curtir a música que estiver ouvindo.

7. Faça pequenas pausas

Tente incluir pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de atividades. Isso ajuda a reenergizar o cérebro.

8. Rabisque

Rabiscar durante uma reunião longa ajuda a focar, uma vez que a atividade estabiliza os níveis de excitação a um nível que permite se concentrar. Infelizmente, há quem confunda essa estratégia com tédio.