COMPARTILHAR

Tomar um pé na bunda é algo bastante complicado e sofrido para a maioria de nós. Inclusive, entre as diversas expressões que existem para denominar a tristeza que toma conta de quem sofre por amor é “coração partido”. E a gente sabe que, emocionalmente e psicologicamente falando, a gente sente um montão de coisas mas, e como fica o corpo em uma situação destas?

Segundo o site IFL Science, há uma série de estudos que tentam explicar o que acontece com o nosso cérebro após o rompimento, e aqui estão alguns deles.

1. Síndrome de abstinência

Ver uma foto do/da seu/sua ex após o rompimento ativa uma área do cérebro que é ligada ao vício em cocaína e dor física. Isso significa que, sim, a dor é real e a sensação é bem parecida com a síndrome de abstinência enfrentada por viciados.

2. Aumento do cortisol

O amor faz com que o cérebro libere neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade, como a dopamina e ocitocina. O problema é que o pé na bunda leva a uma queda abrupta e inesperada destes neurotransmissores, enquanto que os níveis de cortisol aumenta rapidamente, resultando em ansiedade, náusea, aumento de peso e dores de cabeça, entre outros sintomas.

3. Síndrome do Coração Partido

Outra consequência de experiências traumáticas como o rompimento de uma relação é a chamada Síndrome do Coração Partido. Nela, o corpo produz hormônios capazes de alterarem os batimentos cardíacos, causando dores no peito e outros sintomas parecidos com o de um ataque do coração. Aliás, pessoas sofrendo têm muito mais chances de sofrerem um ataque cardíaco nos 30 dias que se seguem a uma experiência traumática do que aqueles que não tiveram nenhum problema.