COMPARTILHAR

Na escola, a gente aprende que a regeneração é a capacidade que alguns seres vivos têm de renovar ou recompor tecidos e órgãos após sofrer algum dano físico. Isso ocorre por conta da capacidade que as células não afetadas têm de se multiplicarem quando necessário para recompor os tecidos lesionados.

 

Um exemplo que provavelmente a maioria conhece é a lagartixa, que quando perde o rabo consegue fazer crescer um novo. Mas, e os seres humanos, como ficam nessa história?

O Life Noggin foi em busca da explicação sobre o por que de seres humanos não conseguirem renovar/recompor membros após danos físicos. E o que eles descobriram é que essa afirmação pode não ser totalmente correta. Cientistas descobriram que mamíferos vertebrados em o estágio embrionário – como ratos – conseguem regenerar seus membros danificados.

Após o nascimento, entretanto, a história muda. Há quem acredite que os seres humanos não têm essa habilidade porque nos faltam os genes necessários para a regeneração, enquanto outros defendem que essa habilidade poderia nos tornar ainda mais propensos ao câncer.

Quer saber mais?

É só dar o play no vídeo abaixo!