COMPARTILHAR

A gente já falou aqui no GoBetaGo sobre as músicas-chiclete, aquelas que parecem grudar no cérebro e tocar para sempre na nossa cabeça, até ser substituída por alguma outra.

Hoje, o papo segue em uma linha parecida, mas desta vez com uma nova explicação e uma possível solução para você se livrar deste problema. Vanessa Hill, do BrainCraft – um canal especializado em psicologia, neurociência e em falar um pouco sobre o comportamento humano – resolveu tentar entender por que algumas músicas grudam no nosso cérebro, segundo o efeito Zeigarnik.

A má notícia é que se você ouve apenas uma parte de uma música, há mais chances de ela permanecer na sua cabeça repetidamente do que se você ouvi-la inteira. Isso significa que se você não curte determinado som e muda de estação, avança na playlist ou desliga seu player, é muito provável que ela volte para te assombrar no futuro.

Já a boa notícia é que, independentemente de você gostar ou não de um determinado som, a melhor forma de se livrar dele é simplesmente ouvindo a música do começo ao fim. Parece simples, não? E, ainda de acordo com a ciência, pode haver um outro jeito ainda mais fácil: basta você cantarolar – ainda que mentalmente – o fim da música.

Para saber mais, basta dar o play no vídeo abaixo. Ainda não há legendas em português disponíveis, mas as inglês são bem úteis.