COMPARTILHAR

Pessoas com movimentos limitados das mãos ou braços costumam ter grande dificuldade para desempenhar inúmeras tarefas do cotidiano.

Seja escovar os dentes, pentear os cabelos ou escrever, tudo fica mais complicado. Assim como comer. Neste último caso, entretanto, já existe uma solução que ajuda a devolver a independência para muitas pessoas.

O Liftware Steady é um estabilizador eletrônico de cabo que conta com diversos acessórios que podem ser conectados a ele, inclusive uma colher e um garfo.

A solução foi pensada para ajudar pessoas que sofrem com tremores nas mãos e têm os movimentos limitados. O resultado é que esta colher robótica ajuda a reduzir em até 70% o derramamento dos alimentos.

O dispositivo conta com sensores que detectam o movimento das mãos e um pequeno computador interno, que consegue distinguir o tremor de um movimento intencional da mão. Para estabilizar o utensílio, este computador direciona os dois motores no cabo para mover o garfo ou a colher na direção oposta do tremor.

O vídeo abaixo ajuda a ter uma ideia do aparelho.