COMPARTILHAR

Uma visita rápida aos filmes e séries passados durante os anos da Guerra Fria, quando Estados Unidos e a antiga União Soviética polarizaram o mundo, e é possível perceber que as pessoas viviam à sombra de um desastre nuclear.

Apesar de a Guerra Fria ter terminado há muito tempo, outros países vivem em constante tensão, e mesmo com inúmeros acordos que tentam evitar o uso de armas nucleares, a possibilidade ainda existe. Afinal, há 15 mil armas nucleares espalhadas por aí – que a gente saiba.

Daí que o canal Life Noggins resolveu responder a pergunta que muitos de nós já fizemos: será que a humanidade seria capaz de sobreviver a um inverno nuclear? Existe uma resposta pessimista e outra otimista.

A pessimista, claro, é que provavelmente a humanidade seria dizimada. A otimista, entretanto, destaca que dependeria de inúmeros fatores, que vão desde os países envolvidos no conflito, o número de armas nucleares utilizadas e onde elas seriam detonadas.

Segundo o Life Noggins, em uma simulação com 100 bombas nucleares detonadas entre o Paquistão e Índia, carbono negro subiria à estratosfera e absorveria a luz do Sol. Isso reduziria a temperatura na superfície da Terra e na água dos oceanos. Isso detonaria a camada de ozônio e as consequências poderiam ser vistas no cultivo dos alimentos, que levaria a população à fome.

O vídeo é em inglês, sem legendas em português, mas as legendas em inglês sempre dão uma ajudinha extra.