COMPARTILHAR

É exatamente isso que você leu aí em cima, no título deste post. No próximo dia 14 de novembro, uma segunda-feira, vai rolar uma Super Lua. E não é uma simples Super Lua, é a maior delas nos últimos 68 anos. Isso porque a última vez que a Lua se aproximou tanto assim da Terra foi em 26 de janeiro de 1948.

Ah, e se você perder, a próxima vez que você vai conseguir ver a Lua se aproximar tanto da Terra será apenas em 25 de novembro de 2034.

Mas, afinal, do que é que a gente está falando? Basicamente, o que vai rolar no próximo dia 14 de novembro, é que a Lua vai parecer 14% maior e 30% mais brilhante do que geralmente acontece em períodos de Lua Cheia.

 

Segundo a NASA, isso ocorre porque a órbita da Lua é elíptica e com dois lados: apogeu e perigeu, respectivamente a maior e a menor distância em relação à Terra. Neste caso em especial, o perigeu estará 48.280 quilômetros mais próximo do planeta do que o apogeu.

Quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham conforme a Lua orbita ao redor da Terra, ocorre a sizígia. Quando esse alinhamento ocorre com o lado perigeu da Lua de frente para a Terra e a Lua está no lado oposto da Terra em relação ao Sol, temos o chamado perigeu-sizígia.

É por isso que a Lua parece tão maior e mais brilhante do que o normal. A Super Lua, na verdade, é uma Lua perigeu.

A dica para quem quer acompanhar o fenômeno é buscar um lugar que não tenha tanta interferência de luzes artificiais. E para ter uma ideia do que vem por aí, é só dar uma olhada no vídeo abaixo: