COMPARTILHAR

Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro. Se você pensar nos nomes dos meses do ano, não importa muito se é em português, inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão, mas uma coisa fica bastante clara: independentemente do idioma, os nomes de cada mês são bem parecidos com seus correspondentes estrangeiros.

Isso ocorre porque os nomes dos meses do ano têm uma origem em comum: a Roma Antiga. Tá, é provável que você já sabia disso. Agora, que tal entender um pouco melhor com uma ajudinha da linguista Arika Okrent e do ilustrador Sean O’Neill, neste vídeo produzido pelo Mental Floss?

Para quem curte mitologia e história, é um prato cheio, já que a explicação mostra que os nomes não eram simples homenagens aos deuses gregos, mas também estavam ligados ao que cada um deles representava, de acordo com a época do ano.

Se você tem dificuldades em entender o idioma inglês falado, vale acionar as legendas em inglês para acompanhar o que está sendo dito com a leitura. Agora, é só dar o play.