COMPARTILHAR

É comum ouvir de algumas pessoas que já tiveram a chance de encarar a Mona Lisa frente à frente, no Museu do Louvre, em Paris, que é difícil entender por que esta seria não só a mais famosa tela pintada por Leonardo Da Vinci, mas uma das obras de arte mais conhecidas do mundo.

O quadro, também conhecido como La Gioconda, é um óleo sobre madeira de álamo que mede 77×53 centímetros e retrata uma mulher com um sorriso misterioso. Sua identidade é fonte de mistério e discórdia entre especialistas. Há quem diga que a modelo foi Lisa Gherardini, esposa do comerciante florentino Francesco del Giocondo. Outros que seria Caterina (mãe de Leonardo Da Vinci) ou ainda Isabel de Aragão, a Duquesa de Milão.

Mas afinal, por que a Mona Lisa se tornou supervalorizada?

A resposta está neste vídeo do canal Vox, que ajuda a entender que a fama de Mona Lisa vai muito além do sorriso misterioso e está diretamente ligado a outros fatores, o que inclui o roubo da tela em 1911 por Vincenzo Peruggia. Mas, o que motivou Vincenzo? A resposta pode estar no trabalho do crítico Walter Pater.