COMPARTILHAR

Conhecidos como santos de catacumbas, é possível encontrar em algumas igrejas esqueletos de mártires dos séculos 16 e 17 que são considerados protetores locais e personificações da glória da vida após a morte. Alguns deles ainda permanecem escondido em certos templos, enquanto outros desapareceram completamente.

O grande mistério nisso tudo é que é impossível saber quem alguns desses mártires eram em vida. Inclusive, poderiam ser esqueletos de qualquer um, que foram desenterrados para serem levados à glória eterna. E com joias dignas da realeza.

Quem já investigou o assunto foi o escritor, historiador da arte e fotógrafo Paul Koudounaris, autor do livro Heavenly Bodies: Cult Treasures and Spectacular Saints from the Catacombs, onde documenta a jornada desses ossos de mártires das antigas catacumbas romanas até os altares e depois novamente ao esquecimento.

Os esqueletos eram preparados por freiras e monges habilidosos, que os decoravam com joias e tecidos nobres. Alguns dos resultados você confere nas fotos abaixo:

M42B7bj 67QLKsY FL7luAt WxrISKv ZZBGLVS 1gp6lg4 9AeItBz LWrFBTJ n6BU5iq C8MqkjS EtW0Tfz pcy4yp8