COMPARTILHAR

No Beta Kit de hoje, listamos 27 livros, vídeos, documentários, palestras no TED, podcasts e sites interessantes que falam sobre a mobilidade urbana.

Considerado um dos maiores desafios das grandes cidades, a mobilidade urbana é um dos possíveis temas da redação do Enem e outros vestibulares em 2016. Para te ajudar a mandar bem na hora de escrever seu texto, a gente buscou referências interessantes, com dados e pontos de vistas que poderão fazer a diferença e facilitar o seu trabalho.

Agora, se escrever redação não é a sua, ainda assim vale conferir o conteúdo abaixo, que oferece um panorama abrangente sobre o passado, presente e futuro da mobilidade urbana, e como isso tudo se reflete na maneira que vivemos.

PARA LER

Mobilidade urbana: O que você precisa saber – Eduardo Alcântra de Vasconcellos

Capa-Mobilidade-Urbana-O-que-você-precisa-saber

Acha a mobilidade em São Paulo caótica? Pois saiba que isso começou lá na década de 1950, quando o então prefeito da cidade, Prestes Maia, implantou o modelo de mobilidade americano, tornando a capital paulista uma das cidades com os piores índices de mobilidade do país. Em forma de ensaio, o autor discute a real eficiência da implantação das ciclovias em uma cidade como São Paulo, a polêmica tarifa zero, o que deu errado (e o que deu certo) nos corredores de ônibus, a necessidade do transporte noturno para responder à demanda de quem deixa o carro em casa e a eficiência da carona programada e as medidas de restrição ao trânsito como o pedágio urbano.

Mobilidade urbana: O que você precisa saber, Eduardo Alcântra de Vasconcellos, Companhia das Letras, 59 páginas

Mobilidade Urbana e Cidadania – Eduardo Alcântra de Vasconcellos

Mobilidade-Urbana-e-Cidadania-Eduardo-Alcantara-de-Vasconcellos-1723523

Antes de se pensar em mobilidade urbana, é preciso pensar nas questões que estão por trás deste tema: como funcionam as cidades, como as pessoas organizam seus deslocamentos e que recursos são consumidos na mobilidade. Aqui, Eduardo Alcântra de Vasconcellos usa sua experiência como engenheiro e sociólogo para apontar medidas que podem ajudar a melhorar as condições do trânsito, do transporte público e também para a redução dos impactos do trânsito no meio ambiente.

Mobilidade Urbana e Cidadania, Eduardo Alcântra de Vasconcellos, Editora Senac, 216 páginas

Transportes: História, crises e caminhos – Vicente de Britto Pereira

BANNER-Transportes-677x400

Este livro ajuda a ter uma ideia dos mapas rodoviário, ferroviário e aeroportuário do Brasil, desde a época da colônia até os dias atuais, apontando os principais agentes e alternativas viáveis para se alcançar um setor de transportes que permita a mobilidade tão necessária para um país de proporções continentais.

Transportes: História, crises e caminhos, Vicente de Britto Pereira, Civilização Brasileira, 330 páginas

Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes – Carlos Leite de Souza

033573_Cidades_Sustentaveis.indd

Cidades Inteligentes oferece um panorama da sustentabilidade das cidades, a partir de seus maiores desafios, que incluem desde questões ambientais e moradia até mobilidade, exclusão e segurança.

Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes, Carlos Leite de Souza, Bookman, 278 páginas

VÍDEOS

Perrengue – O desafio da mobilidade em São Paulo

Este curta acompanha os dramas diários de 4 personagens em pontos distintos da região metropolitana de São Paulo e os perrengues enfrentados por eles para se locomoverem, discutindo não só a crise de mobilidade, mas também a formação da metrópole, o papel do carro no planejamento urbano e os interesses envolvidos neste modelo de transporte.

Portland: Celebrating America’s Most Livable City

A cidade de Portland é considerado um dos melhores lugares para se viver nos Estados Unidos, e uma das razões disso está em seu sistema de transporte coletivo eficiente, políticas públicas para pedestres e ciclistas.

Movimento Caloi pela Mobilidade Urbana

Este vídeo discute como o uso de bicicletas em São Paulo pode ser um trunfo na questão da mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Groningen: The World’s Cycling City

Na década de 1970, a cidade holandesa de Groningen implantou políticas para facilitar a vida de ciclistas e pedestres, desencorajando o uso de carros no centro. E isso revolucionou completamente a forma como as pessoas se locomovem por lá.

Tecnologia a favor da mobilidade urbana

O engenheiro Raul Colcher, membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônico, fala sobre o desafio da mobilidade nos grandes centros urbanos e como a tecnologia pode ajudar na busca por soluções.

DOCUMENTÁRIOS

Bikes vs. Cars (2015)

Enquanto a indústria automobilística cresce desenfreadamente, ciclistas militantes buscam mudanças radicais na mobilidade das grandes cidades. Este é o foco deste documentário.

Luto em Luta (2012)

A tragédia diária do trânsito em São Paulo, que deixa um saldo devastador de mortos e feridos, ganha uma análise aprofundada neste documentário, que busca diferentes facetas deste tema.

Urbanized (2011)

Mostrando diferentes projetos urbanos de diversas cidades do mundo, este documentário mostra como o design de uma cidade afeta a vida dos cidadãos, inclusive do ponto de vista da mobilidade urbana.

Contested Streets (2006)

Da época em que não existia automóveis até os dias atuais, este documentário analisa como as ruas deixaram de ser um espaço público restrito a pedestres para darem lugar à velocidade dos carros e caminhões.

We are Traffic! (1999)

A partir de 1992, a cidade de San Francisco viu nasceu um movimento que desafia a hegemonia do automóvel, propondo a bicicleta como alternativa de mobilidade.

PODCASTS

Mupoca – A treta da mobilidade urbana (partes 1, 2 e 3)

O podcast Mupoca botou o tema mobilidade urbana na roda e a discussão rendeu 3 episódios, com a participação de  Luiz Yassuda, Gabriel Prado e Tales Cione.

PALESTRAS NO TED

Um futuro além do engarrafamento – Bill Ford 

Bisneto de Henry Ford, Bill Ford gosta de carros, mas isso não impede que ele se preocupe com o impacto dos carros sobre o meio ambiente e o ser humano em si. Nesta palestra, ele fala sobre o futuro da mobilidade, com estradas e transporte público inteligentes.

O plano do Uber para colocar mais pessoas em menos carros – Travis Kalanick

O Uber está longe de ser uma unanimidade, em especial entre trabalhadores do setor de transporte. Ainda assim, o serviço tem colaborado para reduzir o número de carros das ruas. Somente em Los Angeles, em seus primeiros 8 meses, o uberPOOL tirou 12,7 milhões de quilômetros das estradas e 1,4 mil toneladas de dióxido de carbono do ar. Aqui, ele fala sobre o transporte compartilhado.

Mobilidade urbana – André Rodriguez de Oliveira – TEDxMauá

André Rodrigues de Oliveira conta um pouco de sua experiência com questões de mobilidade urbana no Brasil e no mundo e aponta algumas soluções para o problema.

Inovação Disruptiva na Mobilidade Urbana – Anthony Ling – TEDxIbmec

Empreendedor na área de transportes, Anthony Ling fala sobre a inovação disruptiva aplicada à mobilidade urbana.

Embracing the city – José Luiz Portella – TEDxVilaMadá

José Luiz Portella é engenheiro civil especializado em gerenciamento de projetos, transportes e tráfego. Nesta palestra, ele compartilha suas experiências e aponta caminhos para a mobilidade urbana.

SITES INTERESSANTES

Mobilize – Mobilidade Urbana Sustentável
Prefeitura de São Paulo – Plano de Mobilidade Urbana
Especial Mobilidade Urbana – Folha de S. Paulo
A Mobilidade Urbana no Brasil – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Cadê? Mobilidade Urbana – Greenpeace