COMPARTILHAR

Em 22 livros, vídeos no YouTube, documentários, palestras no TED e sites, a gente te ajuda a responder à pergunta: será que a superpopulação mundial é mito ou verdade?

Como chegamos até aqui e quais as consequências do crescimento contínuo da população mundial, hoje estimada em 7 bilhões de pessoas e que segundo relatório da ONU deverá chegar a 11,2 bilhões em 2100?

PARA LER

10 Bilhões

131536566__427626c

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas, a população mundial ultrapassou os 7 bilhões em 2011 e segue aumentando. O cientista Stephen Emmott analisa as consequências de uma população humana muito maior do que o mundo é capaz de sustentar e afirma: estamos vivendo uma emergência sem precedentes, com o comprometimento irreversível dos recursos naturais e o clima do planeta.

10 Bilhões – Stephen Emmott – Intrínseca – 178 páginas

Breve História da População Mundial

Foto_2011

Publicado originalmente em 1992, este livro é uma referência quando o assunto é a história da população mundial. Com o objetivo de explicar as relações entre natureza, cultura e demografia, o autor faz uma análise das mudanças no padrão de crescimento da população mundial, incluindo os efeitos de migrações, guerras, doenças, tecnologia e cultura. A partir destas respostas, ele busca caminhos para o futuro da humanidade.

Breve História da População Mundial – Massimo Livi Bacci – Edições 70 – 316 páginas

Overdevelopment, Overpopulation, Overshoot

OVER

Entre todos os problemas enfrentados pela humanidade, da pobreza aos conflitos violentos em nome da posse de recursos naturais, grande parte deles se deve à explosão demográfica, incluindo perdas no meio ambiente, espécies em extinção e caos climático. Tudo isso, entretanto, é ignorado pelos responsáveis pela criação de melhores políticas e pela mídia. E é isso que este livro quer mudar.

Overdevelopment, Overpopulation, Overshoot – Aminata Toure, Eileen Crist e Tom Butler – Goff Books – 330 páginas

Life on the Brink: Environmentalists Confront Overpopulation

Este livro se propõe a criar uma forte discussão sobre os problemas enfrentados pela população a partir das opiniões de ambientalistas, cientistas e o público em geral. Para muitos ambientalistas, o crescimento populacional é o principal responsável por alguns dos maiores problemas ecológicos da nossa era, como mudanças climáticas, poluição e escassez de água e comida.

Life on the Brink: Environmentalists Confront Overpopulation – Philip Cafaro e Eileen Crist – University of Georgia Press – 342 páginas

From BIGBANG to OVERPOPULATION

us-ipad-1-from-bigbang-to-overpopulation.cegxmqzj

Um quark chamado Yog é responsável por responder a diversas perguntas sobre o planeta Terra, desde o Big Bang até os dias de hoje e os problemas ocasionados pelo crescimento desenfreado da população.

From BIGBANG to OVERPOPULATION – Siegfried Eckleben – Siegfried Eckleben – 304 páginas

PARA ASSISTIR NO YOUTUBE

The Science of Overpopulation

O canal do YouTube SciShow aponta as questões em torno do crescimento da população global.

Overpopulated

Este documentário da BBC mostra os desafios enfrentados por um planeta superpovoado.

 

The World in 2050: Overpopulation

Neste curta, vemos a busca por soluções que ajudem a conter o crescimento populacional.

Why the world population won’t exceed 11 billion | Hans Rosling 

Hans Rosling usa a estatística para analisar o crescimento da população e explica por que a população mundial nunca chegará a 11 bilhões, como muitos temem.

PALESTRAS NO TED

Hans Rosling: Crescimento populacional mundial

Nos próximos 50 anos, acredita-se que a população mundial chegara a 9 bilhões. Como isso vai acontecer (ou não) é o que explica Hans Rosling nesta palestra do TED.

Pete Alcorn: O mundo em 2200

Como será o mundo daqui a 2 séculos? É o que conta Pete Alcorn nesta palestra, que prevê que dentro de 200 anos o declínio populacional provará que Malthus estava errado.

Marvin Minsky: Sobre a saúde e a mente humana

Marvin Minsky fala sobre saúde, superpopulação e a mente humana nesta palestra.

DOCUMENTÁRIOS

Surviving Earth (2014)

Surviving Earth é um documentário independente da Austrália que reúne especialistas como os professores Ian Lowe, Ian Dunlop, Paul Ehrlich e Bindi Irwin para falar sobre redução de recursos, adaptação à mudança climática e superpopulação.

Population Boom (2013)

Uma visão assustadora do futuro: recursos reduzidos e montanhas de lixo tóxico, fome e mudanças climáticas serão o resultado da superpopulação? Quem diz que o mundo está superpopuloso? Essas são algumas das perguntas feitas pelo diretor Werner Boote neste documentário em que tenta esclarecer: afinal, quem ou o que está conduzindo nossa visão catastrófica disso tudo?

La soif du monde (A Thirsty World 2012)

Diante do crescimento populacional e as mudanças climáticas, a água se tornou um dos recursos naturais mais preciosos do planeta. É dessa relação que trata este documentário.

Mother: Caring for 7 Billion (2011)

Desde os anos 1960, a população mundial praticamente dobrou, acrescentando mais de 3 bilhões de pessoas ao mundo. Ao mesmo tempo, falar sobre isso se tornou politicamente incorreto, em função de questões que cercam este tópico, como religião, economia, planejamento familiar e desigualdade de gêneros. Este documentário mostra as complexidades em torno do assunto.

No Vacancy (2005)

Este filme mostra as respostas globais para a explosão populacional, o impacto no meio ambiente e biodiversidade.

SITES INTERESSANTES

United Nations Global Issues
Population Reference Bureau
World Population Awarness
Global Footprint Network
World Population Balance