COMPARTILHAR

Sabe aquelas frases de impacto que a galera adora compartilhar nas redes sociais? Nem sempre elas são atribuídas aos verdadeiros autores. Há, também, aquelas que são usadas pela metade e completamente fora de contexto. A gente reuniu aqui 6 delas, contando um pouco o que há por trás de cada uma.

Saca só:

Seja a mudança que você deseja ver no mundo – Gandhi

Líder pacifista, Mahatma Gandhi costuma aparecer com frequência em diversas citações no Facebook. Talvez uma das favoritas da galera seja essa frase aí em cima. O que talvez muitos não saibam é que essa frase é, na verdade, uma versão condensada de um discurso mais longo de Gandhi, resumida para que coubesse em um adesivo. Na real, o que o pacifista disse foi: “Se nós pudéssemos mudar a nós mesmos, as tendências no mundo também mudariam. Quando um homem muda sua própria natureza, muda também a atitude do mundo em relação a ele”.

Que comam brioches! – Maria Antonieta

Marie-Antoinette-beauty-facts-09

Esta talvez seja a mais famosa citação errada da história, até hoje repetida por gente que mudou completamente o significado original e ainda a atribuem à pessoa errada. Em parte, isso ocorre porque a frase está incompleta. Na íntegra, seria “se eles não têm pão, que comam brioches”. Diz a lenda que Maria Antonieta teria dito isso quando foi informada de que o povo francês estaria morrendo de fome porque não tinham pão. Na prática, não há evidências de que a monarca francesa teria dito isso, mas que a frase teria sido usada em uma propaganda antimonarquista da época. Geralmente é atribuída a Jean-Jacques Rousseau, que a menciona em sua autobiografia, e ainda assim, nem mesmo ele atribui a frase à Maria Antonieta, referindo-se apenas a uma “grande princesa”.

 

Até tu, Brutus? – Júlio César

julius-caesar_2571737b

Quem nunca disse isso, em um momento em que se sentiu traído, repetindo o que Júlio César teria dito pouco antes de ser assassinado? Na real, ninguém faz ideia de quais foram as palavras finais de César. Imagine que ele estava em uma sala com aproximadamente 50 pessoas, todas elas tentando matá-lo, e já havia sido apunhalado dezenas de vezes. É meio que inacreditável que ele teve a chance de falar alguma coisa nesse momento, mais ainda que alguém registrou isso.

Se buscarmos as fontes antigas que cobriram o assassinato de César, suas mortes teriam sido algo como “Você também, criança”, dita a Brutus. Outros, como Suetônio, dizem que César não disse nada, ou que suas últimas palavras são desconhecidas. E de onde vem “Até tu, Brutus”? Do mesmo lugar de onde vêm as melhores frases: Shakespeare.

Os fins justificam os meios – Maquiavel

Portrait of Niccolo' Machiavelli

Maquiavel nunca disse essa frase. O mais próximo disso foi quando ele escreveu que o resultado final deve sempre ser levado em consideração antes de agirmos. No que se refere à citação em si, não se sabe quem foi a primeira pessoa a dizê-la nesta forma. Há frases similares atribuídas a escritores como Ovídio e Sófocles desde a antiguidade.

Elementar, meu caro Watson – Sherlock Holmes

sherlock

Em nenhuma história escrita por Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, o detetive mais famoso do mundo disse essa frase. Ele disse “Elementar” em diversas ocasiões, e “Exatamente, meu caro Watson” em 3 histórias. A frase icônica não apareceu até o personagem chegar aos cinemas.

As duas únicas certezas na vida são a morte e os impostos – Mark Twain

mark-twain

Provavelmente uma das frases mais excelentes que já vimos por aí foi atribuída ao escritor Mark Twain. Conhecido por sua sabedoria, talvez seja por isso que muita gente tenha atribuído essa citação a ele, apesar de ele não ser a mente brilhante por trás dela. Na verdade, há duas versões. A primeira diz que em 1716, Christopher Bullock declarou que é impossível estar certo de qualquer coisa além da morte e dos impostos. Oito anos depois, Edward Ward disse que “Morte e taxas, elas são certeiras”.