COMPARTILHAR

Reunimos 24 vídeos, livros, palestras do TED, documentários e filmes que ajudam a entender um pouco melhor o que o cenário do terrorismode hoje e das últimas décadas.

Se você entrar em qualquer site de notícias, abrir um jornal ou ligar a TV no noticiário, são gigantescas as chances de você encontrar alguma notícia relacionada ao terrorismo – inclusive agora, com os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, com gente sendo acusada de pertencer a grupos terroristas e um monte de ataques rolando quase todo dia ao redor do mundo.

Desde 11 de setembro de 2001, grupos que usam o islamismo como desculpa bandeira para matar milhares de pessoas parecem ter conquistado um lugar vitalício nas notícias, mas o uso sistemático da violência em massa para se impor uma posição política nunca foi uma exclusividade dos extremistas islâmicos. Essa história começou muito antes e tem rolado em muitos lugares, desde então.

PARA ASSISTIR NO YOUTUBE

TerrorStorm

Conhecido por criticar a metodologia de alguns governos, que costumam responder a ataques terroristas enviando soldados para a guerra, Alex Jones lança um olhar diferenciado aos ataques ocorridos em Londres e Madri, mostrando como em muitos casos ações pacíficas seriam respostas mais eficientes do que bombas.

Clear and Present Danger: The Evolution of Modern Terrorism

https://www.youtube.com/watch?v=O5wWNj47-sU

Esse documentário examina as raízes e evolução histórica do terrorismo ao revelar a estrutura organizacional dos grupos terroristas, além dos ambientes geopolíticos e econômicos que permitem que eles floresçam.

The Real History of Terrorism

Quando o Oriente Médio adaptou o carro-bomba do IRA em um homem-bomba, a natureza do terrorismo mudou. Sequestros, ataques violentos e com reféns se tornaram o normal neste jogo injusto.

The World’s Richest Terror Army [ ISIS ] 

Documentário da BBC sobre o Estado Islâmico.

PARA LER

Terror em Nome de Deus

picture-homepage-jessica

Ao longo de 4 anos, Jessica Stern entrevistou ativistas do terrorismo religioso em países como Líbano, Israel, Palestina, Indonésia, Paquistão e Índia para tentar entender o que move cada um deles. O livro destaca como cada grupo adquiriu seu arsenal biológico e nuclear, assim como as estratégias dos governos para derrotá-los.

Terror em Nome de Deus, Jessica Stern, Escrituras, 344 páginas

Desinformação. Ex-Chefe de Espionagem Revela Estratégias Secretas Para Solapar a Liberdade, Atacar a Religião e Promover o Terrorismo

Desinformação

Considerado um dos principais títulos sobre o assunto, este livro usa fatos tirados da história mundial recente para mostrar como desinformar e informar mal não são a mesma coisa, especialmente quando o objetivo é manipular a opinião pública.

Desinformação. Ex-Chefe de Espionagem Revela Estratégias Secretas Para Solapar a Liberdade, Atacar a Religião e Promover o Terrorismo, Ion Mihai Pacepa e Ronald J. Rychlak, Editora Vide, 552 páginas

A Origem do Estado Islâmico: O Fracasso da “Guerra ao Terror” e a ascensão jihadista (Histórias Não Contadas)

_80829286_meet

O jornalista Patrick Cockburn revela as origens do Estado Islâmico (ISIS), grupo nascido em meio à guerra civil do Iraque e Síria em 2014 e que rapidamente se tornou uma poderosa força no Oriente Médio. Mais do que isso, ele destaca como a Ocidente criou condições ideais para o sucesso do ISIS, ao fracassar na “Guerra ao Terror” no Iraque e fomentar a guerra civil na Síria.

A Origem do Estado Islâmico: O Fracasso da “Guerra ao Terror” e a ascensão jihadista (Histórias Não Contadas), Patrick Cockburn, Autonomia Literária

Guerras sujas: O mundo é um campo de batalha

O livro mostra como os Estados Unidos adotaram o assassinato como parte essencial de sua política de segurança nacional, as consequências dessa decisão para dezenas de países do mundo inteiro e para o futuro da democracia americana. Aqui, vemos como ocorre uma luta longe dos campos de batalha declarados, por unidades que oficialmente não existem, em milhares de operações para as quais não há dados oficiais.

Guerras sujas: O mundo é um campo de batalha, Jeremy Scahill, Companhia das Letras, 889 páginas.

Dying to Win: The Strategic Logic of Suicide Terrorism

Pape_head_shot_V

O cientista político Robert Pape criou o maior banco de dados sobre terrorismo suicida do mundo, computado ataques realizados desde 1980 até hoje. Neste livro, ele mostra um perfil demográfico dos suicidas, além de examinar as origens deste tipo de tática desde a antiguidade, quando os judeus tentaram se libertar da ocupação romana ainda em 66 D.C.

Dying to Win: The Strategic Logic of Suicide Terrorism, Robert A. Pape, Random House Trade, 353 páginas

PALESTRAS NO TED

Loretta Napoleon: A Intricada Economia do Terrorismo

Após entrevistar membros do grupo italiano Brigadas Vermelhas, Loretta Napoleoni passou a se interessar pelo terrorismo. Nesta palestra, ela revela os bastidores do complexo sistema econômico por trás do terrorismo e revela uma surpreendente conexão entre lavagem de dinheiro e o Ato Patriótico dos Estados Unidos.

Mohamed Ali: A Conexão entre o Desemprego e o Terrorismo

Defensor dos direitos humanos, Mohamed Ali relembra histórias de sua cidade natal, Mogadíscio, para criar um argumento poderoso em favor de incubadores da inovação para os jovens, lembrando que muitos deles acabam recrutados por grupos terroristas quando querem, na verdade, uma oportunidade de trabalho e sucesso.

Jason McCue: O Terrorismo é uma Marca Falida

Será que terrorismo realmente se combate com mais violência? Nesta palestra, Jason McCue chama a atenção para uma forma alternativa de combate, diminuindo a credibilidade daqueles que estão a comprar o produto – os recrutas.

David Rothkopf: Como o Medo Conduz a Política

O jornalista David Rothkopf destaca, nesta palestra, como as lideranças dos Estados Unidos falham ao lidar com questões como crimes cibernéticos, novas tecnologias e conflitos ao redor do mundo, tomando decisões baseadas o medo.

Zak Ebrahim: Sou filho de um terrorista. Veja como escolhi a paz

Zak Ebrahim tinha tudo para dar errado. Ele tinha 7 anos quando seu pai ajudou a planejar a colocação de uma bomba no World Trade Center, em 1993. Nesta palestra, ele conta a sua história e questiona se é possível escolher um caminho diferente, apesar do ódio.

DOCUMENTÁRIOS

Marathon Day: Boston 15-4-13 (2013)

Esse documentário mostra o ataque ocorrido na Maratona de Boston, em 2013, sob a perspectiva da grande mídia, e as questões levantadas pelo público em torno da credibilidade destes.

Our Own Private Bin Laden (2006)

A criação de Osama bin Laden Como um fenômeno a partir da combinação de história, política, economia global e mídia é o que este documentário tenta entender. O filme destaca as origens históricas que levaram à ligação fatal entre a política pós-Guerra Fria e o surgimento de novas formas de terrorismo que tiveram sucesso ao estabelecer sua própria economia.

Fahrenheit 11 de Setembro (2004)

Há quem considere Michael Moore um verdadeiro bufão, mas é inegável a importância de seu trabalho, especialmente neste documentário em que ele investiga o que aconteceu com os Estados Unidos depois do 11 de setembro e, principalmente, como a administração de George Bush filho usou este evento para forçar uma guerra injusta contra o Iraque e Afeganistão.

Munique, 1972: Um Dia em Setembro (1999)

O grupo terroista palestino Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica de Munique, em 1972, fazendo atletas israelenses de reféns e eventualmente matando-os.

Behind the Mask (1991)

Documentário sobre o Exército Republicano Irlandês, o IRA, e seu ponto de vista sobre o conflito contra os britânicos e protestantes da Irlanda do Norte.

FILMES

Guerra ao Terror (2008)

O filme gira em torno dos soldados JT Sanborn, Brian Geraghty e Matt Thompson integram o esquadrão antibombas do exército americano, em ação no Iraque. Eles trabalham com a detonação de explosivos, evitando que machuque outras pessoas. Um erro, entretanto, causa a . Entretanto, um erro causa a explosão de uma bomba, que mata Thompson. É o início de uma série de conflitos.

O Grupo Baader Meinhof (2008)

Nos anos 1970, uma série de ataques a bomba abala a Alemanha. Sob o comando de Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin luta contra o imperalismo norte-americano, com o objetivo de criar uma sociedade mais humana. Ainda que, para isso, seja necessário usar o terror.

Vôo United 93 (2006)

Em 11 de setembro de 2001, dois vôos domésticos da American Airlines e dois da United Airlines são sequestrados por terroristas. Após a colisão de dois deles contra o World Trade Center e um contra o Pentágono, os passageiros e tripulação do voo da United decide lugar contra os 4 terroristas para retomar o controle do avião.

Munique (2005)

Após o assassinato de atletas israelenses na Olimpíada de Munique em 1972, a primeira-ministra Golda Meir ordena uma operação secreta para caçar e matar os envolvidos.

Em Nome do Pai (1993)

Ladrão em Belfast, Gerry Conlon é falsamente implicado em um ataque a bomba do IRA em Londres, ao ser coagido a confessar pela polícia britânica. Além de Gerry e seus amigos, sua família também é acusada do crime. Ele passa 15 anos na prisão com seu pai tentando provar sua inocência com a ajuda de um advogado britânico, Gareth Peirce.