COMPARTILHAR

Não tem muito tempo, a gente mostrou no Beta Kit uma lista de livros, vídeos, documentários e notícias que apontam os caminhos para o futuro da energia. Essa lista acaba de crescer com a notícia do pouso do Solar Impulse 2, ontem de manhã em Abu Dhabi, um avião movido a energia solar que completou uma jornada épica ao redor do mundo sem queimar uma única gota de combustível.

A viagem do Solar Impulse 2 começou em março de 2015 e, ao longo de 16 meses, os pilotos Bertrand Piccard e Andre Borschberg se revezaram no comando da aeronave de apenas um lugar por quase 43,5 mil quilômetros.

O avião é feito principalmente de fibra de carbono e alimentado por 17.248 placas solares anexadas às suas asas, que recarregam 4 baterias de polímero de lítio, atingindo uma velocidade máxima de 90 mph (cerca de 144 km/h). A nave tem o peso similar ao de um Ford Explorer – 200 vezes mais leve que um Boeing 747.

A viagem do Solar Impulse 2 incluiu paradas na Índia, China, Japão, Itália, Espanha e diversas cidades norte-americanas, como Hawaii, San Francisco, Phoenix, Tulsa, Oklahoma e New York, além de Cairo e Abu Dhabi.

Segundo o piloto Bertrand Piccard, após esta conquista, é o momento de ir além. “Nós temos soluções o suficiente, tecnologias o suficiente. Nós nunca deveríamos aceitar um mundo poluído apenas porque as pessoas têm medo de pensar de forma diferente. O futuro é limpo, o futuro é você, o futuro é agora”.

Uma ótima lição de um cara que sabe o que está falando.