COMPARTILHAR

GoBetaGo juntou para você 23 vídeos, palestras, livros, documentários e notícias que vão ajudar você a aprofundar seu conhecimento sobre os avanços da ciência na luta contra o câncer.

PALESTRAS NO TED

Uma nova estratégia na guerra contra o câncer

Via de regra, o tratamento do câncer teve seu foco limitado às células doentes, conforme explica David Agus nesta palestra. Sua sugestão caminha para uma abordagem interdisciplinar, com o uso de medicamentos atípicos, modelagem computacional e análise protéica, com o objetivo de tratar e analisar o corpo como um todo.

Experimentos que apontam para uma nova compreensão do câncer 

Durante décadas, a pesquisadora Mina Bissell perseguiu uma ideia considerada revolucionária: a de que uma célula cancerígena não se torna necessariamente um tumor, mas que isso depende de seu microambiente – ou seja, as células que a cercam. Aqui, ela apresenta dois experimentos que mostram que muito do que sabíamos sobre o câncer estava errado.

Podemos comer para que o câncer morra de fome?

A ideia não é nova, já que muito já se falou da relação entre o câncer e o que comemos. Nesta palestra, William Li apresenta um modo alternativo de se pensar sobre o tratamento do câncer: a angiogênese, tendo como alvo os vasos sanguíneos que alimentam o tumor. E é claro que essa história inclui a adoção de uma dieta que ajude a tratar a doença.

Tratando câncer com campos elétricos

Quando o assunto é o tratamento do câncer, cirurgia, cromoterapia e radiação aparecem como os métodos mais conhecidos. O pesquisador Bill Doyle, entretanto, sugere uma alternativa, chamada Tumor Treating Fields, que usa campos elétricos para interromper a divisão celular do câncer. Apesar de ainda estar bastante no começo, esse tratamento promete oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Uma nova superarma na luta contra o câncer

Uma das maiores dificuldades existentes no tratamento do câncer se deve ao fato desta doença ser bastante adaptável. Daí surge a necessidade de um ataque mais poderoso. Junto com seus colegados do MIT, Paula Hammond criou uma nanopartícula capaz de tratar as formas de câncer mais resistentes e agressivas.

PARA LER

O Imperador de Todos os Males

Uma biografia humana do câncer. É disso que se trata O Imperador de Todos os Males, livro que narra todo o processo de pesquisa da doença, as vitórias e recaídas, tratamentos, a importância da prevenção, que chegou tão tardiamente. Com uma linguagem acessível, o autor revela resultados de pesquisas na área da genética, que ajudam a entender melhor a doença.

O Imperador de Todos os Males, Siddhartha Mukherjee, Companhia das Letas, 640 páginas

Inheritance: How Our Genes Change Our Lives – And Our Lives Change Our Genes

sm

Tradicionalmente, acreditamos que nosso destino genético é definido na concepção. O Dr. Moalem, entretanto, mostra que o genoma humano é muito mais fluído e fascinante do que se imagina. O conhecimento genético se tornou crucial para absolutamente tudo ligado à nossa saúde, seja ela física, mental ou emocional. E o câncer está no meio disso tudo.

Inheritance: How Our Genes Change Our Lives – And Our Lives Change Our Genes, Sharon Moalem, Grand Central Publishing, 255 páginas

Heal

image

Arlene Weintraub escreveu um livro para falar algo que muitos donos de cães já sabiam: o melhor amigo do homem é profundamente suscetível ao câncer. A pesquisadora discute, aqui, a variedade de tipos da doença tanto em seres humanos quanto em cachorros e, o mais importante, como veterinários e oncologistas estão trabalhando juntos para descobrirem novos tratamentos que podem ajudar ambos.

Heal, Arlene Weintraub, ECW Press, 240 páginas

P53: The Gene That Cracked the Cancer Code

Sue Armstrong conta a história do “guardião do genoma”, o gene TP53. Sem ele, o câncer iria correr solto. Os seres humanos têm apenas duas cópias do gene, o que nos deixa expostos aos ataques do câncer. Mas, considerando que há 37.2 trilhões de células no corpo humano, TP53 faz um ótimo trabalho.

P53: The Gene That Cracked the Cancer Code, Sue Armstrong, Bloomsbury Publishing PLC, 288 páginas

The Truth in Small Doses: Why We’re Losing the War on Cancer-and How to Win It

Um chamado feroz, apiado por informações e experiência. Clifton Leaf, um editor da Fortune, teve câncer quando criança. Adulto, dedicado a escrever sobre negócios, ele se desespera diante da lentidão das pesquisas, e o cuidado de se jogar seguro quando milhões de vidas estão em risco diante da nossa incapacidade de derrotar essa doença.

The Truth in Small Doses: Why We’re Losing the War on Cancer-and How to Win It, Clifton Leaf, Simon & Schuster, 513 páginas

PARA ASSISTIR NO YOUTUBE

Killing Cancer

Esta edição do Vice Special Report mostra os laboratórios de pesquisas avançadas contra o câncer e mostra os médicos e pesquisadores pioneiros nesta área, que estão transformando a cara da medicina moderna. O documentário também mostra sobreviventes do câncer que foram salvos por tratamentos revolucionários.

Cancer – The Forbiden Cures

Este vídeo mostra os tratamentos considerados proibidos e pouco aceitos no tratamento contra o câncer.

Why We Haven’t Cured Cancer

Você já se perguntou por que a cura do câncer ainda não foi encontrada? O SciShow discute o que está errado com esta questão e por que é tão difícil encontrar a cura.

Curing Cancer

Ser diagnosticado com câncer é algo assustador. Mesmo que o tratamento tenha avançado nos últimos 50 anos, esta doença permanece como uma das mais mortais. Uma das primeiras escolhas que eles têm de fazer está relacionado ao tratamento. E este vídeo mostra quais são eles.

DOCUMENTÁRIOS

The Food Cure (2015)

The Food Cure é um documentário que mostra um retrato íntimo de 6 pacientes com câncer que tomam uma decisão radical de abandonar a medicina convencional e apostarem em um tratamento alternativo para o câncer considerado bastante controverso, uma vez que toma por base a comida.

Second Opinion: Laetrile at Sloan-Kettering (2014)

Este documentário segue os passos de um jovem jornalista especializado em ciências do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center que arrisca tudo ao denunciar o encobrimento massivo dos problemas relacionados a uma promissora terapia contra o câncer.

Burzynski (2010)

Doutor em bioquímica, Stanislaw Burzynski venceu uma das maiores batalhas legais contra o Food & Drug Administration, nos Estados Unidos. Foram 14 anos dedicados a obter a aprovação de testes clínicos para uma nova droga para a luta contra o câncer. E o resultado desta batalha trouxe a público um tratamento considerado revolucionário, que abalou a indústria do câncer.

Dying to Have Known (2006)

O cineasta Steve Kroschel se dedica a investigar a eficiência da Terapia de Gerson, baseada em tratamentos naturais contra o câncer. Viajando ao redor do mundo, ele registra depoimentos de pacientes, cientistas, cirurgiões e nutricionistas que defendem o uso da terapia no tratamento do câncer e outras doenças degenerativas.

O Milagre Gerson (2004)

E falando em Terapia de Gerson, para entender melhor do que se trata, vale assistir a O Milagre Gerson. Em 1928, o pesquisador Max Gerson descobriu uma terapia que alega ter curado milhares de pessoas ao redor do mundo desde então. Este documentário, então, conta a real história por trás do tratamento.

NOTÍCIAS RECENTES SOBRE A CURA PARA O CÂNCER

Cepa da salmonela pode ajudar a reduzir células de câncer

salmo

Pesquisadores da Escola de Medicina da Swansea University, no Reino Unido, desenvolveram uma forma de reduzir as células cancerosas utilizando uma cepa inofensiva da bactéria causadora da salmonela. A cepa tem como alvo o tumor, mas conserva o tecido saudável. Para os pesquisadores envolvidos, o método será um divisor de águas, já que exigiria apenas uma dose da cepa. A princípio, a bactéria de salmonela seria usada no tratamento do câncer de próstata, mas no futuro poderá ser testado em outras formas da doença.

Watson, da IBM, pode fornecer atalho para o tratamento do câncer

maxresdefault

O computador Watson terá sua chance e ajudar cientistas ao usar a análise de estruturas de genes para descobrir as causas e potenciais curas para diferentes tipos de câncer. A IBM apresentou o Watson for Genomics, computador especificamente desenvolvido para esta tarefa, durante o National Cancer Moonshot Summit. A adição da capacidade do Watson em entender questões em linguagem natural, e não apenas na linguagem de uns e zeros dos computadores, poderia acelerar de forma significativa no estudo de tratamentos do câncer. Tradicionalmente, para se encontrar o tratamento adequado para um paciente em especial significa sequenciar seu genoma em busca de mutações e depois consultar uma equipe de médicos para decidir as melhores opções. Watson pode fazer tudo isso em menos de 3 minutos.

Novo tratamento contra o câncer promete eliminar tumores em apenas 2 horas

Ultraviolet_light_bulb

Uma nova técnica não invasiva para o tratamento de câncer promete eliminar tumores em apenas 2 horas. Para pacientes com tumores inoperáveis, a notícia é excelente. O biologista Matthew Gdovin testou seu método recém-patenteado em um tipo agressivo de câncer de mama em cobaias e o resultado foi positivo. O tumor parou de crescer e as chances de sobrevivência dobraram após uma única aplicação no laboratório.

O tratamento envolve a injeção de um químico, o nitrobenzaldeído, no tumor e permitir que ele se espalhe no tecido. Depois, um feixe de luz ultravioleta é apontado para as células cancerosas, fazendo com que elas se tornem ácidas e, basicamente, cometam suicídio.

Nova maneira de testar drogas contra o câncer aumenta as esperanças de tratamento personalizado

Cancer_Cells_1

Um estudo sobre a habilidade de uma grande gama de remédios para destruir diferentes formas de câncer deram nova esperança aos médicos de oferecer tratamentos personalizados para pacientes. No maior projeto desta natureza, os pesquisadores testaram como 265 remédios novos e antigos funcionavam em células de câncer que abrigavam a maioria das mutações de DNA mais importantes que impulsionam diversos tipos de tumores. Em centenas de casos, os pesquisadores descobriram que drogas que já estavam em uso ou em desenvolvimento nos laboratórios destruíram células quando elas carregavam mutações de DNA encontradas em diferentes tipos de câncer.

As descobertas mostram como remédios já existentes poderiam ser reaproveitados para tratar novos grupos de pacientes ou serem mais eficientes em pessoas cujos tumores têm anormalidades genéticas específicas. O trabalho também ajudará pesquisadores a criarem drogas que possam tratar o câncer baseado em suas assinaturas de DNA.