COMPARTILHAR

Considerada uma das maiores preocupações da era contemporânea, a demanda por energia renovável segue como um desafio para pesquisadores, físicos e engenheiros ao redor do mundo. Tão importante quanto encontrar novas fontes de energia, é preciso que elas também sejam limpas não causem muitos impactos ambientais.

Fizemos uma lista com 15 vídeos, livros, documentários e notícias que mostram alguns dos caminhos a serem percorridos rumo ao futuro da energia.

PARA ASSISTIR NO YOUTUBE

Top 10 Energy Sources of the Future

O canal The Daily Conversation lista as 10 fontes de energia limpas e renováveis que deverão substituir aquelas que utilizamos atualmente.

The future of energy?

A Cambridge University faz uma reflexão sobre o futuro da energia, mostrando os impactos ambientais que resultam da emissão excessiva de dióxido de carbono, e como isso poderá, em breve, atingir níveis catastróficos na mudança climática.

Powering The Future – The Energy Revolution

Documentário do Discovery Channel que aponta o que está sendo feito para revolucionar o segmento de produção de energia.

Amory Lovins: A 40-year plan for energy

O teórico em energia Amory Lovins apresenta os passos que devemos dar para acabar com a dependência global do petróleo, sugerido diversas propostas – entre elas carros mais leves e caminhões inteligentes.

PARA LER

A Busca: Energia, Segurança e a Reconstrução do Mundo Moderno

File_Photo_Yergin

Considerado uma das maiores autoridades do mundo quando o assunto é energia, Daniel Yergin faz um relato incrível sobre este enorme desafio que é encontrar novas fontes de energia. Mais do que isso, ele nos leva a uma viagem no tempo ao lembrar de como as formas de energia tradicionais foram essenciais a grandes transformações políticas e econômicas, e aponta quais são aquelas fontes energéticas que deverão moldar o futuro.

A Busca: Energia, Segurança e a Reconstrução do Mundo Moderno, Daniel Yergin, Intrinseca, 864 páginas

Reinventado O Fogo: Soluções Ousadas de Negócios na Nova Era da Energia – Amory B. Lovins e Rocky Mountain Institute

maxresdefault

E como a gente disse antes, a energia do futuro deve ser limpa e renovável. A necessidade de revitalizar modelos de negócios e vencer essa corrida são os temas centrais deste livro de Amory Lovins. Aqui, ele destaca estratégias competitivas para uma economia que dispensará o uso de petróleo, carvão e energia nuclear.

Reinventado O Fogo: Soluções Ousadas de Negócios na Nova Era da Energia – Amory B. Lovins e Rocky Mountain Institute, Amory B. Lovins, Cultrix, 376 páginas

Fundamentos de Energia Eólica

Se você deseja entender um pouco mais sobre a origem e importância da energia eólica, este é o livro. Esta obra é bastante detalhada e é resultado de uma pesquisa minuciosa, oferecendo desde capítulos sobre a física e as distribuições estatísticas abrangidas no vento a temas como equipamentos e parques elétricos.

Fundamentos de Energia Eólica, Milton Oliveira Pinto, LTC, 392 páginas

Processos de Energias Renováveis

Sustentabilidade é a palavra de ordem em se tratando de fontes de energia do futuro. Este livro ajuda a compreender os detalhes técnicos necessários dos princípios de engenharia que governam as aplicações da energia renovável em diferentes níveis. O texto é organizado de acordo com as principais formas de energia, com um capítulo introdutório com os termos básicos.

Processos de Energias Renováveis, Aldo Vieira da Rosa, Elsevier, 936 páginas

DOCUMENTÁRIOS

The Future of Energy: Lateral Power to the People

The Future of Energy: Lateral Power to the People é um documentário que foca nas soluções para a energia e as pessoas que estão por trás da revolução da energia renovável.

Pandora’s Promise

O documentário conta a história e tenta apontar caminhos para o futuro da energia nuclear, lembrando como esta tecnologia tão polêmica e temida passou a ser vista como uma alternativa que não deve ser descartada.

Construindo o Futuro – Soluções Energéticas

Dentro da série Construindo o Futuro, do Discovery Channel, o episódio Soluções Energéticas se dedicou a mostrar o desafio enfrentados por físicos, engenheiros e pesquisadores em busca de novas fontes de energia.

Vice on HBO: The Future of Energy

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Paris, líderes mundiais concordaram que as mudanças climáticas são um assunto urgente, consolidando a produção de energia limpa como uma nova fronteira da inovação. Como isso será feito é o tema deste documentário da Vice.
Breakthrough

Produzida pela National Geographic, esta série apresenta grandes cientistas e como suas inovações e avanços vão mudar nossas vidas em um futuro próximo e além. Breakthrough explora as histórias de vida, pessoas e tecnologia por trás destas rupturas e mostrar como elas estão mudando o mundo.

NOTÍCIAS RECENTES SOBRE O FUTURO DA ENERGIA

Usar a gravidade como uma fonte energética renovável pode ser o futuro da energia

7I8C9397-1024x683

Assim como o vento e a luz solar, a gravidade é um recurso infinito. Nos Estados Unidos, reguladores já estão considerando um projeto que reconheceria a gravidade como uma fonte de energia renovável. Enquanto isso, nos Alpes Suíços, na usina hidrelétrica de Linthal, a gravidade já está sendo utilizada para produzir energia equivalente  à produção de uma usina nuclear.

A usina hidrelétrica de Linthal conta um tipo de maquinário com tecnologia de velocidade variável, que usa a gravidade como fonte energética. Juntas, as válvulas de aço que controlam a água tornam possível mudar a rede de produção da usina de energia. Quando os 4 geradores estão em operação, a usina é capaz de produzir 1.450 megawatts de energia renovável, com capacidade para atender 1 milhão de casas durante horários de pico de consumo.

Como a tecnologia pode mudar o futuro da energia

Até 2040, a demanda global de energia deverá aumentar em 37%, enquanto a relação entre oferta e procura continuará bastante volátil. Conforme a demanda cresce, fontes tradicionais se tornarão cada vez mais escassas conforme a infraestrutura decai e as preocupações ambientais crescem, o que faz com que uma revolução na produção, distribuição e uso de energia seja cada vez mais necessária.

Na raíz disso tudo, a Tecnologia da Informação deverá desempenhar um importante papel na conservação de recursos e melhora do gerenciamento. E apesar da tecnologia ser uma grande consumidora de energia – cerca de 10% do consumo de eletricidade no mundo, esta área também deve buscar soluções para um uso mais sustentável no futuro. Isso será feito por meio da melhora dos produtos, com componentes e servidores mais eficientes, visando a redução de consumo por unidade de trabalho.