COMPARTILHAR

Nós fizemos uma lista de vídeos, livros, documentários, gadgets e notícias para você aprender um pouco mais sobre a “máquina” mais incrível de todas, o cérebro humano. De todos os nossos órgãos, é o cérebro aquele que mais nos fascina, seja por sabermos tão pouco sobre ele – apesar dos incontáveis estudos e avanços na área científica.

Para começar, acesse aqui todos os posts que o Go Beta Go já fez sobre o cérebro.

PARA ASSISTIR NO YOU TUBE

Allan Jones: A map of the brain

Allan Jones nos ajuda a começar a entender como o cérebro funciona, da mesma forma que faríamos como uma cidade: a partir de um mapa.

The Brain That Changes Itself

O cérebro está em constante transformação. E este documentário ajuda a entender como isso acontece.

How sugar affects the brain

Você já parou para pensar por que é tão difícil dizer não a um docinho? Este vídeo mostra como o açúcar afeta o nosso cérebro.

Meet Your Master: Getting to Know Your Brain

Neste episódio do Crash Course Psychology, a gente consegue ter uma visão interessante do Sistema Nervoso Central.

The Brain in Love

O amor não é assunto apenas para poetas, mas também para a ciência. É o que mostra esta palestra de Helen Fisher, que a partir de ressonâncias magnéticas mostra o que acontece com o nosso cérebro quando nos apaixonamos.

PARA LER

Alucinações Musicais: Relatos Sobre a Música e o Cérebro

neuro

O que acontece com o cérebro humano quando fazemos ou ouvimos música?

O neurologista Oliver Sacks busca respostas para esta questão ao contar histórias de pessoas comuns ou portadoras de algum tipo de distúrbio neurológico, nos ajudando a entender um pouco mais sobre o incrível poder que a música exerce sobre nós, seja para evocar memórias ou induzir emoções. Há, por exemplo, a história de um médico que desenvolve uma compulsão por música após ser atingido por um raio, ou ainda, um caso de “amusia”, condição que faz com que a música de Mozart soe como uma enorme pancada. O livro destaca, ainda, casos de alucinações musicais.

Alucinações Musicais: Relatos Sobre a Música e o Cérebro, Oliver Sacks, Companhia das Letras, 368 páginas

O Cérebro que se Transforma

neuro

O cérebro é um órgão plástico, capaz de transformar suas estruturas e funções de acordo com as necessidades.

Chamada neuroplasticidade, essa capacidade nos dá esperança diante de lesões neurológicas consideradas irreversíveis, ao mesmo tempo em que expande o entendimento que temos sobre o cérebro. Nestel livro, o psiquiatra Norman Doidge mostra alguns estudos sobre o assunto, além de contar histórias de pessoas beneficiadas por eles. É o caso de uma mulher que nasceu apenas com metade do cérebro, mas conseguiu se adaptar e hoje leva uma vida normal.

O Cérebro que se Transforma, Norman Doidge, Record, 420 páginas

O Cérebro Imperfeito

brain3

Sabe aquele momento em que você acha que o seu cérebro está bugado? Pois com este livro, você terá certeza.

O neurocientista Dean Buonomano combina humor e conhecimento para explicar como o cérebro funciona e, em algumas vezes, como ele falha também. A partir de estudos científicos, referências filosóficas e antropológicas, somos apresentados aos “pontos cegos” do cérebro humano e de que forma eles podem nos levar a tomar decisões equivocadas. A boa notícia é que, a partir da consciência das limitações do cérebro, também podemos aprender como superá-las.

O Cérebro Imperfeito, Dean Buonomono, Elsevier, 280 páginas

O Que O Cérebro Tem Para Contar – Desvendando Os Mistérios Da Natureza Humana

ca8d90c65e9e596127b720b648a07dfd2ea45e7d_2880x1620

V.S. Ramachandran desvenda alguns dos principais mistérios da neurociência e seus avanços.

A partir de casos incomuns, como pacientes que acreditam estar mortos, ou ainda aqueles que desejam ter um membro saudável amputado, o autor nos ajuda a compreender um pouco mais sobre cérebro e sua evolução.

O Que O Cérebro Tem Para Contar – Desvendando Os Mistérios Da Natureza Humana, V.S. Ramachandran, Zahar, 440 páginas

A Cientista que Curou seu Próprio Cérebro

Jill_Bolte_Taylor_9826

O que podemos aprender com uma neurocientista que sofre um derrame e torna-se, ela mesma, uma paciente?

A resposta está neste livro escrito por Jill Bolte-Taylor, que após o derrame se convenceu que isso foi uma das melhores coisas que poderia ter acontecido a ela. Aqui, ela narra – na prática – como é possível superar um problema de saúde tão grave e ainda aprender a cuidar melhor do corpo e da mente.

A Cientista que Curou seu Próprio Cérebro, Jill Bolte-Taylor, Ediouro, 224 páginas

DOCUMENTÁRIOS

Music of the Brain, 2009

Do útero até a cova, a música nos afeta profundamente em todos os momentos da nossa vida. E é isso que este documentário analisa: o papel da música no desenvolvimento de nossos cérebros, desde o tratamento de crianças prematuras, passando pela performance escolar na infância, o papel da musicoterapia nos hospitais e como ela afeta os idosos.

The English Surgeon, 2007

Henry Marsh é um neurocirurgião inglês que trabalha na Ucrânia. Este documentário revela o dia a dia deste profissional, os dilemas que ele enfrenta e os fardos que é obrigado a carregar diante dos desafios de seu trabalho.

The Secret Life of the Brain, 2002

Esta série ajuda a mapear o cérebro humano a partir de pesquisas realizadas na área de neurociência, mostrando que muito do que se sabe hoje contradiz completamente o que se acreditava antigamente. São histórias pessoais, opiniões de especialistas e muitas animações que proporcionam uma incrível viagem pelos mistérios do cérebro.

My Beautiful Broken Brain, 2014

Após um derrame hemorrágico, Lotje Sodderland, de apenas 34 anos, mostra sua jornada pessoal rumo à complexidade, fragilidade e maravilhas de seu próprio cérebro. Basicamente, ela é jogada a uma nova realidade distorcida, onde palavras perdem o significado e sua percepção sensorial se transformou completamente. Paralelamente, acompanhamos uma pesquisa pioneira para ver como seu cérebro poderia se recuperar.

Brain, The Last Enigma, 2004

Milhões de anos de evolução estão contidos no cérebro humano. E talvez por isso mesmo, seja tão difícil responder às questões que surgem a respeito deste órgão. Este documentário mostra não só o que já sabemos sobre o cérebro, mas também todas as perguntas que ainda precisamos responder.

GADGETS

Emotiv EPOC

Se você já se cansou de usar o teclado e o mouse para controlar o seu computador, que tal usar a cabeça, literalmente? É isso o que propõe o Emotiv Epoc, um controle que promete ir além da imaginação para comandar personagens em jogos e outros equipamentos, como cadeiras de rodas elétricas. A precinha? De US$ 299 a US$799.

Curtiu? Compre aqui.

Brain Driver

Já o BrainDriver é, na verdade, um projeto que utiliza o Emotiv EEG para controlar o carro usando apenas o pensamento. Se realmente funciona… Bem, assista ao vídeo e diga o que você acha.

Necomimi and Shippo

Parece meio bizarro, mas na verdade faz o maior sucesso, especialmente se você gostaria de ter orelhas e rabo de gato que realmente respondessem aos seus comandos. É basicamente o que fazem o Necomimi e Shippo, que também são controlados pelo pensamento.

Curtiu? Compre aqui.

NOTÍCIAS RECENTES SOBRE O CÉREBRO

Digitar mensagens de texto produzem um novo padrão de ondas cerebrais
texto

Agora é real: o uso de smartphones está realmente mudando a forma como nossa mente trabalha.

Um estudo realizado por pesquisadores da Mayo Clinic constatou que digitar e enviar mensagens de texto alteram os padrões no ritmo das ondas cerebrais de um jeito que nunca foi visto antes. Isso porque hoje em dia estamos trocando mensagens mais do que nunca, apesar de ainda sabermos muito pouco sobre os efeitos neurológicos do uso de smartphones.

A pesquisa reforça a ideia de que nossos cérebros são incrivelmente adaptáveis e mostra como nossos processos cognitivos mudam quando confrontados com tecnologias novas e desafiadoras – ainda que, neste caso, o desafio maior seja escrever uma mensagem que seja sucinta e muitas vezes não-verbal. Isso tudo, mais digitar em uma tela relativamente pequena exigem uma certa habilidade que acaba influenciando nas ondas cerebrais.

Novo tratamento promete reverter doença de Alzheimer

F1.large

Reversal of cognitive decline in Alzheimer’s disease é o nome do estudo publicado recentemente no jornal Aging, defendendo que graças a uma nova abordagem, diversos pacientes que sofrem de doenças relacionadas à idade conseguiram retornar às suas tarefas cotidianas, até mesmo com uma melhora na performance.

Chamado realce metabólico para neurodegeneração, o tratamento envolve um programa de 36 pontos, que inclui medicamentos, mudanças na dieta, suplementos, estímulos cerebrais e exercícios, entre outras coisas. Apesar do número pequeno de participantes – foram apenas 10 voluntários – os testes seguintes mostraram que alguns dos pacientes foram de condições consideradas anormais para normais.

Os resultados são significativos ao ponto em que 9 pacientes carregam um gene presente em 65% dos pacientes de Alzheimer. Destes, 5 pacientes são portadores de duas cópias deste gene, o APOE4, o que significa que eles têm um alto risco de desenvolver a doença.

No futuro, será possível ler pensamentos com a ajuda de máquinas

imr

A ideia de um aparelho que pudesse materializar as memórias de alguém parece ter saído de uma história de ficção científica (como muitas das tecnologias que temos hoje em dia), mas em um estudo recente da University of Oregon os pesquisadores conseguiram esboçar precisamente os pensamentos de participantes durante uma ressonância magnética. Segundo eles, este seria o primeiro passo rumo à habilidade científica de se ler mentes.

Nesta pesquisa, foram mostradas aos os voluntários em máquinas de ressonância uma série de retratos. A atividade cerebral foi analisada a cada nova imagem, mapeando a atividade neural para um código de números que correspondia à característica de cada rosto – uma forma de fazer com que a máquina aprenda os padrões de acordo com cada rosto.

Os participantes, depois, viram 2 imagens de rostos por vez e foram orientados a escolher uma imagem em suas mentes. As imagens foram removidas e o programa detectou a atividade cerebral, tentando recriar o rosto na memorizado. O resultado dos esboços foi menos preciso do que no primeiro experimento, mas os pesquisadores mediram o valor do pixel da recriação versus o original e descobriram uma precisão em 54% das vezes.

Startup promete a música perfeita para quem precisa de foco

brain

A startup Brain.fm promete acabar com os problemas de quem tem dificuldade para focar, relaxar e dormir. E qual o remédio? Música. Essa plataforma toca somente músicas desenvolvidas especialmente para ajudar a mente nestes 3 aspectos, uma vez que as faixas contam com frequências que se alinham com aquelas naturalmente presentes no cérebro, ajudando a alcançar o estado desejado.

A startup foi criada por Adam Hewett e Junaid Kalmadi, e a música aqui é toda criada por inteligência artificial e combina sons ambientes com melodias calmas. Aos usuários é recomendado usar fones de ouvido, uma vez que a música se move tridimensionalmente, começando na lateral da cabeça e se movendo para a frente.

 

Aspirina líquida pode ajudar no tratamento de câncer no cérebro

Pesquisadores britânicos da Portsmouth University descobriram que uma bebida contendo aspirina líquida pode aumentar a expectativa de vida de pacientes com câncer no cérebro, uma vez que o remédio pode agir como um coadjuvante, ajudando outros medicamentos a atacar os tumores. Basicamente, a aspirina líquida é 10 vezes mais eficiente que qualquer quimioterapia para matar células cancerígenas no cérebro.

Com esta descoberta, os pesquisadores acreditam que será possível criar combinações mais poderosas caso a aspirina líquida seja usada com medicamentos contra o câncer, permitindo que eles sejam mais certeiros no ataque aos tumores cerebrais já de primeira.