COMPARTILHAR

Todos nós, em algum momento da vida, já brincamos com imãs. Tem gente que faz coleção, especialmente para decorar a geladeira. Mas afinal, como os imãs são feitos?

Para responder a esta pergunta, a primeira coisa a se fazer é definir o que é um imã. Basicamente, este é um objeto que pode ser tanto natural quanto artificial, contanto que seja capaz de provocar um campo magnético à sua volta.

Os imãs naturais são aqueles encontrados na natureza, compostos minerais com substâncias magnéticas, como o óxido de ferro. Este tipo de ferro magnético é também chamado de magnetita.

No caso do imã artificial, ele geralmente é composto por um material sem propriedades magnéticas, mas que conforme sua manipulação pode adquirir as propriedades de um imã natural.

Um ímã natural é feito de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita, enquanto que um ímã artificial é feito de um material sem propriedades magnéticas, mas que pode adquirir permanente ou instantaneamente características de um ímã natural.

O primeiro passo para se fabricar imãs artificiais é criar um molde. Uma bandeja contendo 4 formas é preenchida com areia. Um funcionário remove a matriz e alisa a superfície ondulada pela máquina, para depois retornar a matriz à máquina, onde serão inseridos gases que alteram quimicamente a areia, que se solidifica em segundos.

A areia agora é um molde durável. E esses moldes são feitos em diferentes tamanhos e formatos. Depois, é hora de misturar os ingredientes para fazer os imãs, que incluem cobre, cobalto, enxofre, níquel, ferro puro, alumínio e titânio.

Todos estes metais são colocados em um forno de indução elétrica, que gera um campo eletromagnético pulsante, que aquece o metal a uma temperatura de quase 1650ºC. Esse material é derretido e misturado, para depois ser colocado nos moldes. Essa mistura, além de absurdamente quente, também resulta em gases inflamáveis. É preciso esperar que ela se solidifique e esfrie para separá-la dos moldes. Como? Com imãs.

As peças de metal são colocadas em um tubo com areia de sílica, que é vedado e colocado em uma fornalha elétrica e, depois de aquecido, é colocado em uma máquina responsável por criar um campo magnético. Isso é feito quando o metal recebe uma carga elétrica de alta voltagem.

Depois disso, é abrir o tubo para retirar os imãs e dar os retoques finais: depois de tudo, uma máquina dá uma enorme carga eletromagnética nas peças, que antes disso são apenas peças de metais. Com isso, a orientação é corrigida e o imã está pronto para ser usado.