COMPARTILHAR

Não vou mentir: assistir a este vídeo pode te causar uma aflição tremenda. Afinal, ele mostra em close-up como um mosquito suga nosso sangue. E não para por aí.

Produzido pela PBS para o canal Deep Look, o vídeo nos lembra que o mosquito é o animal mais mortal do mundo, uma vez que já vitimou milhões de pessoas, entre elas crianças e mulheres grávidas – que costumam ser mais vulneráveis.

Aqui, conseguimos entender o que torna as picadas de mosquitos tão eficientes. Começa pelo fato de eles serem motivados. Ou melhor dizendo, elas. Apenas as fêmeas costumam picar e fazem isso para poderem botar ovos.

O processo da picada, entretanto, é bem mais complicado do que parece. Elas chegam a usar 6 ferramentas parecidas com agulhas para sugarem nosso sangue. E a pior de todas e a última, usada para administrar químicos que fazem com que a gente coce.

A saliva do mosquito também pode ser responsável pela disseminação de alguns dos piores vírus e parasitas que estão por aí – sendo que o da dengue e da Zika são apenas dois que têm deixado os brasileiros bastante preocupados.

Dê o play e confira: