COMPARTILHAR

Parece coisa de filme, mas não é. A areia movediça é um fenômeno natural real, que acontece quando um grande fluxo de água preenche os espaços existentes de partículas de areia fina soltas. Quando ocorre essa junção, a areia se torna móvel como um líquido – daí o nome.

Para ocorrer, esse fenômeno precisa de areia e, é claro, água. É por isso que acaba sendo mais comum nas margens de rios e lagos, pântanos, praias e também em regiões próximas a fontes subterrâneas de água.

Daí a gente volta para os filmes e desenhos animados e pensa que é facinho, facinho se livrar da areia movediça, bastando jogarem uma corda ou um galho para você sair de lá… Well… não é bem assim.

A primeira regra para se manter em mente quando você cai na areia movediça é simples: não se mexa. Quanto mais você se mexer, mais você vai afundar. Por outro lado, você não vai conseguir sair se você não se mexer de forma alguma. Ficou confuso?

maxresdefault-1

Então vai ficar um pouco mais: além da água e da areia, há um terceiro elemento para se criar areia movediça: agitação. Isso pode se conseguir com a ajuda de um terremoto ou uma fonte próxima de água corrente, mas basta uma fonte de agitação extrema para que os grãos de areia passem pelo processo de liquefação e se tornem líquidos.

A pasta resultante se comporta como um líquido grosso, em vez de uma série de corpos sólidos suspensos na água.

Mas e se você pisasse sem querer em areia movediça? Primeiramente, você afundaria, mas lembre-se que a areia é mais densa do que a água, e geralmente grande parte dessa areia se assenta no fundo. Então, seu pé rapidamente encontraria uma camada grossa no fundo que realmente se pareceria com a areia movediça dos desenhos, mas seu impacto faria com que uma boa porção dessa camada se movesse e engrossasse a água ao seu redor.

maxresdefault

A não ser que você caísse de cabeça na areia movediça, ficar preso nela seria a maior ameaça oferecida por este fenômeno, já que a maioria das “piscinas” de areia movediça geralmente não são fundas o suficiente para que um adulto se afogue. E ainda que fossem, uma mistura de areia e água é mais densa do que somente água, o que significa que também é mais flutuante. Ficar parado e manter seus pulmões cheios de ar vão garantir que você flutue na superfície.

 Agora, se você resolver seguir o mau exemplo de alguns personagens e ficar se debatendo, há grandes chances de você morrer, já que fazendo isso você agita mais a areia no fundo, o que fará você afundar cada vez mais.
Se você estiver sozinho, a melhor coisa a fazer é tentar nadar bem devagar até a borda, evitando ao máximo de agitar ainda mais a areia movediça. Você pode também tentar flutuar de costas, e quando sentir que está ficando livre, rolar de lado, se afastando da parte pegajosa.
De qualquer maneira, manter a calma é fundamental.