COMPARTILHAR

No próximo dia 1º de junho, o Google deverá lançar o Magenta, um novo projeto para explorar o uso de inteligência artificial para a criação de arte, tornando esse processo mais fácil para os usuários do TensorFlow. Como assim, arte feita por computadores?

É isso aí, e não se resume somente às artes plásticas.

Além dos 6 pesquisadores que já fazem parte da equipe, o Google contará ainda com a ajuda de outros especialistas que irão trabalhar no projeto voltado a máquinas criativas.

Segundo Douglas Eck, que faz parte do Magenta, o primeiro passo da equipe será trabalhar com algoritmos capazes de gerar música, para em seguida passar para o vídeo e, consequentemente, para outras formas de artes visuais.

“Há algumas coisas que me fizeram querer formar o Magenta, e uma delas é visualizar melhoras completas, francas e surpreendentes no estado da arte (de profundo aprendizado criativo). E eu queria desmistificar um pouco disso”, disse Eck durante um painel no festival de música e tecnologia Moogfest.

O Magenta foi inspirado pelo Google DeepDream, projet em que os pesquisadores verificaram como a inteligência artificial entendia objetos, pedindo a elas que gerassem exemplos.

Todos os modelos de aprendizado aprofundado do projeto Magenta serão disponibilizadas na plataforma open-souce de inteligência artificial do Google, o TensorFlow. No futuro, Eck também acredita que será possível criar um aplicativo do Magenta, que irá apresentar a música e artes visuais criadas durante os experimentos.

 

 

Agora é aguardar para ver o que vem por aí.