COMPARTILHAR

Em 1963, Brian May tinha quase 17 anos. Na Inglaterra dos anos 1960, o rock explodia, assim como a beatlemania, e muitos garotos sonhavam em se tornar astros do rock. Para se realizar este sonho, entretanto, era preciso seguir alguns passos, sendo que o primeiro deles era conseguir um instrumento musical.

No caso do garoto Brian, que viria a se tornar um dos deuses da guitarra venerados até hoje e que se tornou mundialmente famoso ao lado de Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylon no Queen, a busca pelo instrumento foi facilmente resolvida com a ajuda do pai, Harold, um engenheiro eletrônico: juntos, eles construíram a guitarra conhecida como Red Special.

E o som da Red Special que ouvimos em todas as músicas do Queen, seja em estúdio ou ao vivo. A guitarra é tão especial que, não bastasse ter seu próprio guarda-costas, ela também é tema de um livro escrito pelo músico, Brian May’s Red Special: The Story of The Home-Made Guitar that Rocked Queen and The World (Carlton Books).

O sonho do adolescente Brian era um instrumento que pudesse “conversar” com ele e dar um bom retorno, mais ou menos como ele via seu herói Jimi Hendrix fazer. O pai, Harold, fez isso acontecer, ajudando o garoto a criar tons únicos e sons que ajudaram a definir seu estilo de tocar.

Foram dois anos de trabalho, e a dupla usava como matéria-prima tudo que eles pudessem encontrar, que era artesanalmente transformado, o que inclui até pedaços de uma velha lareira, o suporte do alforje de uma bicicleta e até mesmo pontas de agulhas de tricô da mãe de Brian.

Se você achou essa história incrível e ficou com vontade de construir seu próprio instrumento musical para, quem sabe, seguir os passos de Brian May e se tornar uma estrela do rock, talvez seu caminho seja um pouco menos complicado. Pelo menos no que se refere à primeira parte do desafio.

Loog-Yellow-Guitar-Disassembled

Loog Guitars, junto com a Third Man Records, criou a Little Third Man Guitar, uma guitarra elétrica de 3 cordas que chega ao consumidor em um kit completamente desmontado, dando a ele a oportunidade de montar seu próprio instrumento.

A ideia é que, com isso, o músico desenvolva uma conexão mais profunda com a guitarra, mais ou menos como aconteceu com Brian May e sua Red Special. Só que aqui são necessários apenas 15 minutos de trabalho, bem diferente daqueles 2 anos.

Com isso, a Loog Guitars defende que essa experiência ajuda o músico a entender melhor seu instrumento e, consequentemente, amá-lo muito mais.

E se o som é bacana? Pelo que pudemos constatar, sim. Para conhecer um pouco mais da Loog Guitar, é só dar uma olhadinha no vídeo abaixo: