COMPARTILHAR

William Gadoury é um canadense de apenas 15 anos, mas que deixou muita gente de boca aberta esta semana, quando foi divulgada sua incrível descoberta. Com uma boa dose de curiosidade – e provavelmente genialidade – o adolescente conseguiu mapear as ruínas de uma antiga cidade maia, apelidada de K’aak Chi – a Boca de Fogo, usando o Google Earth.

Natural da província de Quebec, William não precisou ir ao México para fazer sua grande descoberta. Apaixonado por estrelas e fascinado pela profecia maia que previa o fim do mundo em 2012, ele percebeu que as estrelas mais brilhantes das constelações correspondiam aos maiores assentamentos maias dos quais se tem notícia.

maya-city2

A partir desta percepção, o canadense examinou 22 constelações maias a partir dos textos de um antigo Codex madrilenho. Foi aí que surgiu a teoria: se ele projetasse as constelações em um mapa da Península do Yucatan, no México, o que aconteceria? A resposta veio na forma de formas correspondentes à localização de 117 cidades maias.

E acredite ou não, segundo o Journal de Montreal, William foi a primeira pessoa a testar esta teoria. Ao verificar a constelação com 3 estrelas, com apenas duas delas correspondendo a cidades maias conhecidas, ele combinou imagens por satélite fornecidas pela Agência Espacial Canadense às imagens do Google Earth e encontrou exatamente o que ele havia imaginado: formas geométricas que indicavam a presença de uma civilização maia, com ruínas de uma pirâmide e 30 prédios, tudo isso sob a densa vegetação da selva de Yucatan.

William é um exemplo de que nunca se é jovem demais para se ter ideias incríveis e fazer grandes descobertas.