COMPARTILHAR

A natureza é repleta de exemplos de animais e plantas que são tão belos quanto mortais. O mesmo acontece com pedras e minérios encontrados espalhados ao redor do mundo. Conheça, agora, as 10 pedras mais perigosas que o ser humano conhece.

Arsenopirita

TTpKcKDg

A arsenopirita costuma causar confusão, devido à sua semelhança com a pirita de ferro, também chamada de ouro de tolo. Esta pedra, no entanto, é um sulfeto de ferro arsênico e, quando aquecida, costuma liberar um gás letal. Mas nem é preciso ir tão longe para ter problemas com ela: só de tocar uma pedra de arsenopirita sem a proteção adequada já é o suficiente para entrar em contato com o veneno que ela carrega. E lembre-se: lavar bem as mãos depois de tocá-la nunca é demais.

Crisótilo

9396355644_910dfc9633_b

Também chamado de asbestos, o crisótilo destroi nossos pulmões e causa câncer por meio da inalação de seus pequenos cristais. E não precisa muito para esta pedra fazer mal: basta inalar um pouquinho dos tais cristais para ter irritação pulmonar e catarro.

Calcantite

YrfS050g

Quando quebrados e colocados na água, os cristais de calcantite são capazes de enfraquecer – e até matar – plantas e animais ao desligar suas funções vitais. Durante um tempo, esta pedra foi utilizada para limpar lagoas, acredite ou não…

Coloradoite

Native_gold-calaverite-coloradoite_(Kalgoorlie_Mining_District,_Western_Australia)_(16584308663)

Dois minerais tóxicos combinados – o mercúrio e o telúrio – e pronto: aí está a coloradoite, uma pedra que quando aquecida libera uma poeira venenosa. Geralmente, ela é encontrada em veias de magma.

Galena

JZh2StW

Não se deixe enganar pela beleza da galena. Tão perigosa quanto frágil, esta pedra é capaz de causar envenenamento por chumbo quando as pessoas ficam expostas a ela por longos períodos de tempo, seja por meio da inalação de sua poeira ou só de tocá-la.

 

Hutchinsonite

38GTH0E

Essa pedra poderia ser uma espécie de Frankenstein da natureza, uma combinação de tálio, chumbo e arsênico. Encontrada em todo o continente europeu, ela pode causar um mal-estar severo, queda de cabelo e até mesmo a morte daqueles que entram em contato com ela.

Auripigmento

CkaA7OB

O auripigmento é o filho favorito do enxofre com o arsênico e costuma ser encontrado perto de fontes hidrotermais. Basta tocá-lo para que uma neurotoxina seja liberada e todo o mal seja causado. Talvez seja por isso que algumas culturas chegaram a usá-lo como uma arma, ao esfregar a ponta de suas flechas em seu pó.

Estibina

iw04YLz

Durante uma época, a estibina foi utilizada como uma alternativa à prata na produção de utensílios. O problema é que estes cristais acabaram causando a morte de muitas pessoas até que se dessem conta que o problema estava na matéria-prima, que tem um efeito similar ao arsênico em termos de envenenamento.

Torbernita

mGD5Er6

Encontrado no granito e feito de urânio, estes cristais verdes são admirados há anos pelos colecionadores. E sim, como são feitos de urânio, eles têm uma propriedade radioativa, mas o que o torna mais perigoso é o gás liberado por eles quando aquecidos.

Cinábrio

2Meum7t

De longe, o cinábrio é considerado uma das pedras mais tóxicas do planeta. E isso não é pouca coisa. Geralmente, ele se forma próximo a vulcões e outros depósitos de enxofre. Basta move-los – ou aquecê-los, em alguns casos – para que seus cristais liberem mercúrio. Causa de simples tremores até a morte.