COMPARTILHAR

Navid Azodi e Thomas Pryor são estudantes da Universidade de Washington. E foi no ambiente acadêmico que esta dupla criou um par de luvas inteligentes capazes de traduzir em tempo real a Língua Americana de Sinais (American Sign Language) para texto ou áudio.

As luvas SignAloud foram projetadas para preencher a lacuna na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e aquelas que ouvem. Isso é feito graças aos sensores que reconhecem a língua de sinais.

Os sensores são conectados via Bluetooth a um computador, que analisa e traduz os gestos, que estão registrados em um banco de dados. Daí a palavra ou frase é falada por meio de um alto-falante.

O protótipo, desenvolvido nas horas vagas dos estudantes, levou US$ 10 mil do Lemelson-MIT Student Prize.

Para a dupla, o maior desafio foi criar um aparelho capaz de traduzir a língua de sinais, mas que fosse ao mesmo tempo prático, confortável e leve, já que a maioria dos projetos deste tipo acabam se revelando mais complicados de se usar e com muitos fios, que acabam tomando todo o braço dos usuários. As luvas, por sua vez, são mais compactas e cobrem apenas as mãos.

No futuro, os estudantes esperam que as luvas possam fazer parte do dia a dia das pessoas com deficiência auditiva – mais ou menos como acontecem hoje com aparelhos auditivos e lentes de contato.

Para ver a SignAloud funcionando, é só dar o play no vídeo abaixo.