COMPARTILHAR

Que tal aproveitar o feriado para dar uma bagunçada boa no seu cérebro, com filmes que vão fazer você pensar muito e considerar situações que a princípio podem parecer absurdas, mas que também fazem muito sentido?

Achou essa proposta bagunçada? Então saca só a nossa lista de sugestões:

1. Contra o Tempo (2011) – Duncan Jones

O piloto de helicóptero Colter Stevens é parte de uma operação militar secreta que permite que ele viva os últimos minutos da vida de Sean Fentress, um homem que morreu na explosão de um trem. O objetivo de Colter é se identificar com o homem-bomba e evitar uma nova catástrofe.

2. Ilha do Medo (2010) – Martin Scorsese

Em 1954, o agente Marshal Edward Teddy Daniels e seu novo parceiro Chuck Aule embarcam para a Shutter Island, sede do Ashecliffe Hospital para criminosos. Lá, eles devem investigar o desaparecimento da paciente Rachel Solando.

3. Lunar (2009) – Duncan Jones

O astronauta Sam Bell está prestes a terminar sua missão em uma mina lunar e ele está ansioso para se reunir com sua mulher e filha. De repente, Sam fica doente, com terríveis dores de cabeça e alucinações, e quase tem um acidente fatal. É quando ele conhece o que parece ser uma versão mais jovem dele mesmo que ele precisa resolver este mistério.

4. Sr. Ninguém (2009) – Jaco Van Dormael

A trama gira em torno do Sr. Ninguém, um homem de 118 anos que é o último ser mortal da Terra, já que a espécie humana atingiu uma espécie de imortalidade. Com sua memória falhando, ele fala sobre seus grandes amores, o divórcio dos pais e momentos marcantes de sua vida.

5. O Homem Duplo (2006) – Richard Linklater

Em um futuro próximo, Robert Arctor, um policial da narcóticos trabalha infiltrado, mas acaba se viciado. Ele corteja a traficante Donna para que ela revele quem é seu fornecedor, ao mesmo tempo em que recebe ordens para espiar seus colegas, suspeitos de serem os maiores clientes de Donna.

6. Fonte da Vida (2006) – Darren Aronofsky

Um homem viaja no tempo em busca da imortalidade e para salvar sua amada. Como um conquistador do século 16, Tomas procura por uma mítica fonte da juventude. Como um cientista do presente, ele luta para curar o câncer que está matando sua mulher. Já no século 26, ele é um astronauta que começa a compreender os mistérios da vida, amor e morte.

7. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004) – Michel Gondry

Depois de passar por um terrível rompimento, Clementine resolve passar por um procedimento que apaga suas lembranças de seu ex-namorado, Joel. Quando Joel descobre o que Clementine fez, ele mesmo resolve passar pelo mesmo procedimento.

8. Donnie Darko (2001) – Richard Kelly

Um adolescente passa a ter visões de um coelho gigante que o manipula para cometer uma série de crimes, depois de escapar de um estranho acidente.

9. Amnésia (2000) – Christopher Nolan

Um homem cria um sistema bastante estranho para ajudá-lo a lembrar de pistas importantes que o ajudem a caçar o assassino de sua mulher, sem que sua perda de memória de curto-prazo se torne um obstáculo.

10. Pi (1998) – Darren Aronofosky

O mago dos números Max Cohen passa a sofrer de alucinações, paranoia e dores de cabeça absurdas. Ele vive em um apartamento em Chinatown, onde ele convive com equações e seu super-computador que ele mesmo construiu. Um dia, Cohen encontra um número misterioso e, logo depois de contar a descoberta para seu mentor, ele passa a ser perseguido por agentes que querem usar o número em benefício próprio.

11. Medo e Delírio (1998) – Terry Gilliam

Raoul Dule e seu advogado, Dr. Gonzo, viajam em um conversível vermelho através do deserto de Mojave até Las Vegas, levando uma mala cheia de drogas. Conforme seu consumo de drogas aumenta, eles cometem diversos crimes.

12. Perfect Blue (1997) – Satoshi Kon

Uma cantora pop aposentada que se tornou atriz tem seu senso de realidade afetado quando ela passa a ser perseguida por um fã obcecado e fantasma de seu passado.

13. 12 Macacos (1995) – Terry Gilliam

Um vírus mortal varre a humanidade da face da Terra em 1996, forçando os sobreviventes a viverem clandestinamente. Um grupo misterioso, conhecido como Exército dos 12 Macacos é apontado como responsável pelo vírus. Em 2035, James Cole é um prisioneiro vivendo em um abrigo subterrâneo sob as ruínas da Filadélfia. Cole é selecionado para uma missão em que é treinado e enviado de volta no tempo para coletar informações sobre o vírus para ajudar cientistas a desenvolverem uma cura.