COMPARTILHAR

Você já deve ter visto ou lido por aí que é impossível dobrar um papel mais de 7 vezes, mas será que isso é mesmo verdade?

Os caras do canal do YouTube Hydraulic Press Channel resolveram verificar se esta hipótese é verdadeira usando uma folha de papel A3 e uma prensa hidráulica. Veja só o que aconteceu:

Na 7ª vez que o papel é dobrado e colocado na prensa, ele simplesmente explode! oO

Por outro lado, a galera do Mythbusters também decidiu tirar essa história a limpo, usando um papel do tamanho de um campo de futebol americano (110 x 49 metros). O que é possível perceber no vídeo abaixo é a quantidade absurda de ar que o papel dobrado vai concentrando.

Não só eles provaram que é possível dobrar um papel 7 vezes, mas chegaram a 11 vezes!

Agora, vamos a uma pequena explicação por trás dessa história:  quando a gente dobra um papel ao meio, a gente dobra sua espessura. E, conforme vamos dobrando, sua espessura vai crescendo exponencialmente.

Isso significa que, ao dobrarmos um papel 3 vezes, por exemplo, ele ficará com a mesma espessura de um prego. Depois de 7 vezes, ele fica tão espesso quanto um caderno de 128 páginas.

Britney Gallivan detém o recorde de maior número de vezes que alguém conseguiu dobrar uma folha de papel – 12.

Se este recorde pode ser quebrado? Claro. Tudo depende do tamanho da folha de papel e a quantidade de energia aplicada a este projeto – mais ou menos como demonstrou o vídeo dos Mythbusters.