COMPARTILHAR

Atenção, antes de mais nada, vale avisar que este post tem imagens/vídeos com o conteúdo forte.

Pronto agora vamos explicar um fenômeno que é ao mesmo tempo bizarro e natural,  amedrontador e muito, muito estranho mesmo: a explosão de baleias.

E não é uma explosão usando dinamite, como já mostrou um episódio antigo de Os Simpsons, em que uma baleia encalha em uma praia próxima a Springfield. Na verdade, é uma autodetonação espontânea deste incrível cetáceo.

baleia1

Para entender melhor, vamos começar fazendo uma comparação com seres humanos: há alguns tipos de caixão que são selados de uma forma que impede a ação de vermes e larvas na decomposição de corpos. O problema é que estes caixões costumam explodir a sete palmos abaixo da terra.

A razão que leva o corpo de seres humanos enterrados desta forma a explodirem, da mesma forma que acontece com as baleias, é o enorme acúmulo de gases. Em um caixão que não é selado, os processos de fermentação e putrefação pelos quais o corpo passa podem ser eliminados na atmosfera, enquanto que em um caixão selado – ou talvez na cavidade do corpo revestido de gordura de uma baleia-, esses gases podem se acumular até atingirem uma pressão incrível.

No vídeo abaixo (mais uma vez, avisamos que as cenas são fortes) é possível ver o que acontece quando um buraco é feito neste “recipiente” pressurizado.

Já que a maioria das baleias morrem em pleno mar, a própria natureza se encarrega de resolver o problema na forma de predadores que, com suas garras e dentes conseguem abrir alguns buracos que são o suficiente para que o processo de decomposição aconteça. Outro detalhe é que, debaixo d’água, uma baleia costuma ser devorada mais rapidamente por outros seres marinhos do que por micróbios.

Quando ocorre de a baleia morrer na praia, ou próximo o suficiente para ser trazida para a praia, as coisas costumam ficar um pouco mais complicadas. Por estar fora d’água, o cetáceo acaba ficando muito mais pesado e em uma posição que facilita para que seu ânus e garganta fiquem bloqueados.

A consequência é que os gases da decomposição (principalmente dióxido de carbono e metano, entre outros) ficarão presos e a pressão interna será absurdamente grande. Sem uma válvula de escape, a conclusão é a explosão, com órgãos externos e carcaça voando por até 9 metros ou mais.

Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer um pequeno furo para que os gases sejam liberados e a baleia seja esvaziada lentamente, como se fosse uma bexiga.

No vídeo abaixo, um caso real parecido com aquele dos Simpsons que nós falamos no começo deste texto.