COMPARTILHAR

Ao longo da história, algumas espadas se tornaram tão famosas quanto os guerreiros que as empunharam. Há, também, aquelas que são consideradas míticas por alguns, reais por outras.

É o caso, por exemplo, de Excalibur, que ficou famosa como sendo a espada do Rei Arthur. Descubra algumas delas:

fSCmVBE

1. Espada de Goujian

Esta espada pertenceu a Goujian, um dos 9 reis de Yue (um antigo estado chinês). Apesar de enterrada por mais de 2 mil anos em um local úmido e sem condições adequadas, ao ser desembainhada a espada se revelou em ótimo estado de conservação.

p9GQVsi

 

2. Gládio Romano

Quem nunca ouviu falar sobre o quase invencível exército romano? O Gládio, utilizado pelas legiões romanas, ajudou a forjar o império que conhecemos pelos livros de história.

f4bV8PV

3. Durendal

Durendal é o nome da espada que pertenceu a Roland, um dos paladinos de Carlos Magno. Segundo conta a lenda, Roland teria detido um exército de mil homens com ela. Essa, que aparece na foto, é uma réplica guardada em um monastério de Rocamandour, na França.

1VMudNj

4. Ulfberht

Esta espada escandinava data do período entre os séculos 9 e 11, e eram feitas em aço, utilizando uma tecnologia bastante avançada para a época.

UmbPUoT

5. Tizona

Esta é uma das duas espadas atribuídas a El Cid (Rodrigo Díaz de Vivar), um líder militar e nobre que lutou contra os mouros.

GFaoJEE

6. Galgano Guidotti

Conta-se que Galgano teve uma visão em que ele conheceu Deus e os 12 apóstolos no Monte Siepi e que, depois disso, seu cavalo não o obedeceu até levá-lo ao local. Lá, ele levantou uma cruz e plantou sua espada no solo, tornando-a impossível de ser removida.

 

 

m1aFqMf

7. Masamune Katana

Gorō Nyūdō Masamune é conhecido como o maior forjador de espadas do Japão. A razão disso está na Masamune, uma espada forjada em uma época em que aço de qualidade era difícil de se encontrar no país.

sN89lNe

8. A Espada de Walace

Se você assistiu a Coração Valente, deve se lembrar do protagonista vivido por Mel Gibson, William Wallace. Esta espada, no entanto, é apontada por especialistas como sendo uma espada cerimonial, já que o guerreiro escocês deveria usar um tipo diferente em batalhas.

uyhWCDd

9. A espada de Ivan, o Terrível

Esta espada é atribuída como sendo do czar russo Ivan.

Xh2TaWh

10. Gustavus Adolphus

Muitas vezes considerado um dos maiores líderes militares de todos os tempos, Gustavus Adolphus comandou a Suécia para que o país se tornasse uma das grandes potências europeias.

PP4FXcb

11. Excalibur

A famosa espada do Rei Arthur é vista como um mito pela maioria das pessoas. Isso não significa que ela não possa ter sido inspirada em uma espada real.