COMPARTILHAR

Formigas são tão fortes que poderiam até ser super-heróis. Na verdade, estes insetos já inspiraram alguns deles, como o Homem-Formiga, da Marvel, e um pouco mais infantil, a Formiga Atômica, da Hanna-Barbera.

Você já deve ter ouvido dizer que as formiguinhas, com todo aquele tamanhinho, conseguem carregar 10, 100, 1000 vezes o seu próprio peso. Mas, peraí, isso é mesmo verdade? Quase.

Pesquisadores descobriram que, na verdade, esse número varia entre 20 e 100 vezes, de acordo com a espécie da formiga em questão. Se a sua próxima pergunta é como elas conseguem (e provavelmente você não), então vamos lá.

Para entender como funciona essa relação de tamanho x força das formigas, pense em um cubo com uma medida de 1 x 1 x 1 centímetro. Seu volume total é 1 centímetro cúbico, com uma superfície total de 6 centímetros quadrados. Temos, então, uma proporção de 6 para 1 da superfície em relação ao volume.

É importante considerar, neste caso, que o volume está relacionado à massa e a área de superfície à força, já que os músculos de uma formiga funcionam basicamente como o nosso, com a força contrátil originando de fibras no exterior do músculo.

O próximo passo é pensar em um outro cubo, desta vez com uma medida de 10 x 10 x 10 centímetros. Agora, temos 1 mil  centímetros cúbicos de volume e apenas 600 centímetros quadrados de superfície, o que resulta em uma proporção de 0.6 para 1. Isso ocorre porque o volume, e consequentemente a massa, aumenta de acordo com uma função cúbica (x vezes x vezes x), enquanto a superfície aumenta como uma função quadrada (x vezes x).

Isso significa que, conforme você vai ficando menor, você também vai ficando mais forte em relação ao peso do seu corpo. Tudo se resume à força relativa.

Agora, vamos considerar uma baleia azul, que é tão grande que só consegue existir no mar graças à mobilidade proporcionada pela água, já que a sua massa é praticamente incontrolável. Quando ela encalha, ela consegue perceber o peso de seu corpo e praticamente se torna fraca demais para conseguir retornar a água, certo?

O mesmo aconteceria com uma formiga se ela ficasse do tamanho de uma baleia azul, imagem já explorada por diversas histórias de terror. Basicamente, a formigona iria sofrer um colapso em função de seu próprio peso.

Essa relação básica entre superfície e volume é também a razão pela qual uma formiga sobrevive quando é soprada, ou um rato pode cair de um avião e sobreviver ao impacto. A área de superfície está relacionada a coisas como a força tênsil de partes do corpo e a resistência do vento, enquanto o volume está relacionado a coisas como inércia e a força da gravidade.

No final das contas, até que não é tão ruim assim ser pequena.