COMPARTILHAR

Já tinha um tempinho que Jason Allemann, da JK Brickworks, estava com uma ideia na cabeça. Um novo desafio para suas habilidades com peças de LEGO: construir um planetário em miniatura. Há alguns meses ele finalmente resolveu colocar a mão na massa e o resultado está aí para quem quiser ver.

Apesar de parecer simples à primeira vista, já que o planetário conta somente com o Sol, a Terra e a Lua, na realidade este projeto era cheio de detalhes. Jason queria que os planetas se movimentassem, com atenção especial à rotação do Sol e da Terra, e as órbitas da Terra e Lua.

ei2cit3mdbk4wvjiviv7

“Claramente, os tamanhos relativos dos objetos e as distâncias entre eles não chegam nem perto de estarem na escala correta”, disse. Ainda assim, Jason conseguiu uma precisão de 97%.

A maior limitação foi nas peças e engrenagens disponíveis. No modelo de Jason, a Lua orbita leva 28 dias para orbitar ao redor da Terra, enquanto a Terra precisa de 375 dias para concluir seu giro ao redor do sol.

Agora, a gente está na torcida para que Jason decida expandir este planetário e inclua outros planetas do sistema solar.

Se você quiser saber o passo a passo deste projeto, é só clicar aqui.