COMPARTILHAR

É impossível falar sobre o Japão sem destacar alguma de suas incontáveis tradições. Uma delas, a boneca Kokeshi é o tema deste texto, como você pode perceber pelo título.

Originárias do norte do país, supõe-se que elas foram criadas durante o período Edo (1600-1868), mas os especialistas divergem neste ponto. Geralmente elas podem ser encontradas em dois tipos: as originais, feitas em estilo livre, sem pertencer a uma região específica, e as tradicionais, que são criadas de acordo com o estilo pertencente à região que representam.

Entre as Kokeshi tradicionais, há outros 11 estilos, de acordo com as regiões: Tsugaru (Aomori), Nanbu (Iwate), Kijiyama (Akita), Zaotakayu, Yamagata (Yamagata), Hijiori (Yamagata e Miyagi), Naruko, Sakunami, Togatta, Yajiro (Miyagi), e Tsuchiyu (Fukushima).

No vídeo acima, vemos o delicado nascimento de uma Kokeshi pelas mãos do artesão Yasuo Okazaki,  que segue o estilo Naruko. De um bloco de madeira, surge a base do corpo e a cabeça, esculpidas minuciosamente. A mesma perfeição se repete a cada traço da pintura.

De tão preciso, o processo chega a ser hipnotizante, como você pode conferir no vídeo abaixo.