COMPARTILHAR

Tem um tempinho, a gente mostrou por aqui um simulador que ajuda a gente a ter uma noção melhor do verdadeiro tamanho dos países do mundo.

Afinal – vamos chover no molhado mais uma vez – a gente lembra que o grande problema está no fato de praticamente todos os mapas que a gente vê por aí serem planos, enquanto (uia) a Terra não é.

Se você tiver a oportunidade de ir a Boston algum dia, vale uma visita ao Mapparium, uma instalação da Biblioteca Mary Baker Eddy. Em uma sala, um globo de vidro de 3 andares permite que os visitantes não apenas entrem nele, mas experiente a geografia de um jeito completamente novo.

Mais ou menos como rola com o simulador, as pessoas conseguem ter uma visão completamente diferente dos mapas e, principalmente, da porção de terra ocupada por países e estados, com direito até a comparações bastante interessantes.

mapparium

Um obstáculo, entretanto, é que as marcações no vidro datam de 1935 e não foram atualizadas desde então. Isso acaba sendo um problema, especialmente porque muita coisa mudou em termos de geopolítica desde então. O mais curioso, aliás, é que mapa permite “edições”, mas elas nunca foram feitas para preservar o globo como uma obra de arte.

É claro que a gente já ficou pensando em uma versão digital do Mapparium, com projeções mapeadas que pudessem ser atualizadas mais constantemente e que pudessem trazer informações adicionais. Quem sabe, né?

Ah, e para quem quiser saber mais sobre o Mapparium, vale dar uma olhada neste vídeo da galera do Atlas Obscura.