COMPARTILHAR

Carnaval logo ali e, quando a gente menos esperar, o ano letivo já vai estar a todo o vapor. Daí já era: um monte de coisas para aprender, provas, trabalhos…

E no caminho de muitos ainda tem a temida Tabela Periódica. Quer queira ou não, você vai ter que lidar com ela. Então, por que não tornar essa experiência muito mais divertida?

Se dá para ser divertido? É claro que dá.

Nos Estados Unidos, Karyn Tripp – a editora de um site de educação – botou a cachola para funcionar e recriou o jogo de batalha naval usando a Tabela Periódica.

Periodic-Table-Battleship-Game

Para fazer o jogo, é preciso 4 cópias da tabela periódica – melhor ainda se eles forem daqueles bem coloridos. Daí é só incluir do lado esquerdo de cada linha uma letra do alfabeto, já que as colunas já são numeradas. Usando duas pastas de papelão sem elástico, é só colar as tabelas.

As pastas ficarão unidas com clips e pronto. Ah, e a Karyn plastificou as tabelas, para conserva-las melhor.

Feito isso, é hora de jogar: cada jogador marca onde eles querem colocar seus navios, circulando nas linhas 2, 3, 4 e 5 elementos em uma das tabelas. Daí é só cantar as coordenadas. Quem erra, coloca um x no elemento errado da tabela de cima. Se acertar, é um círculo.

O jogo só termina quando todos os navios do oponente forem afundados.

Abaixo, uma demonstração em vídeo: