COMPARTILHAR

Quando a gente começou a ver as imagens para este post, nossa primeira reação foi: ufa, ainda bem que já estamos no século 21. Não que ter equipamentos e profissionais preparados seja uma realidade mundial e ainda há muito o que melhorar no segmento da saúde, mas ainda assim, já houve uma evolução.

Até porque as cirurgias realizadas no século 19 – segundo essas imagens encontradas no arquivo da Wellcome Library – lembram mais técnicas de tortura, um verdadeiro pesadelo. Ah, e seguindo a lógica de que não há nada ruim o suficiente que não possa ficar pior, vale lembrar: a maioria disso tudo era feito sem anestesia.

Os diagramas abaixo fazem parte de um livro chamado Crucial Interventions – ou Intervenções Cruciais – e explicam como os médicos da época costumavam retirar tumores das línguas e seios dos pacientes, amputar dedos ou ainda operar um olho. A gente já falou, mas vale repetir: praticamente sem anestesia. Dá para imaginar a dor? E o risco de infecção – afinal, o primeiro antibiótico só foi descoberto no século 20.

19 century foot

 

Foi só lá em 1846 que o óxido nitroso começou a ser usado como anestésico, fazendo o paciente dormir. Antes disso, porém, era mais ou menos isso o que acontecia:

19 century fingers.jpeg

Amputações a seco – afinal, vão-se os dedos e ficam-se os aneis. Opa…

19 century jaw

Era assim que uma mandíbula era reconstruída.

rsz_319_century_eye

Se a cirurgia a laser nos olhos te dá aflição, lembre-se: podia ser muito pior. Mesmo.

19 century arm.jpeg

E falando de amputação, era assim que começava a amputação de um braço.

Como já falamos, a medicina tem muitos problemas e, infelizmente, há lugares no mundo em que as pessoas ainda devem enfrentar esse tipo de situação – isso levando-se em conta que elas conseguem atendimento médico.

Os avanços nas técnicas, tratamentos e remédios são essenciais, mas tão importante quanto isso é um acesso mais democrático a eles.