COMPARTILHAR

Dá uma olhadinha na foto aí em cima.

Agora pare para pensar como uma simples flor – bonitinha até – poderia causar tanto furor na comunidade científica. Obviamente, se você leu o título deste post, você já sabe a razão: esta aí é a primeira flor cultivada no espaço por um ser humano e ela acabou de florescer.

A novidade foi compartilhada pelo astronauta norte-americano Scott Kelly via Twitter:

No último mês, Kelly cuidou da flor plantada por seus colegas da Estação Espacial Internacional. A espécie – zínia – foi escolhida por ter um ciclo de crescimento mais longo, o que pode ajudar os cientistas a entender como as plantas crescem e florescem na microgravidade.

A conquista representada por esta foto é enorme, já que apesar de diversas tentativas, logo nas primeiras semanas os problemas começavam a surgir. A alta humidade e baixa circulação de ar fazia com que as plantas perdessem água pelas folhas e consequentemente mofassem.

Foi aí que Scott Kelly resolveu mudar as orientações, especialmente no que se referia à rega das plantas, usando sua própria experiência com o jardim de casa. Resultado? Sucesso.

Todos estes experimentos e descobertas têm como objetivo nos ajudar a entender como funciona o cultivo de plantas no espaço e como isso poderia ser aplicado, por exemplo, em Marte.

O próximo passo agora é tentar cultivar repolho e alface. Em 2018, será a vez dos tomates. Será que vai dar certo? Vamos ficar de olho!