COMPARTILHAR

Você já deve ter ouvido dizer que a natureza é uma fonte inesgotável de soluções para quem busca tratamento e cura para diversos males. O contrário também é real e algumas das substâncias mais letais da Terra têm origem na fauna e flora. Saca só quais são elas:

seeds-4454_960_720

1. Ricina

Com uma enorme capacidade de penetração nas células, a ricina é uma substância que se conecta aos ribossomos e impede a síntese de proteínas. Resultado: morte celular. A toxina é encontrada nas sementes de mamona e com apenas 500 microgramas – em dose inalável ou injetável – é possível matar alguém.

Uma das vítimas mais conhecidas do evenenamento por ricina foi o jornalista búlgaro Georgi Markov. Em 11 de setembro de 1978, ele foi morto após ser atingido por um dardo contendo a toxina, lançado por um guarda-chuva. Mais James Bond, impossível.

2. Toxina Botulínica

Algumas celebridades adoram, mas não é uma exclusividade delas. Já tem algum tempo que a toxina botulínica virou queridinha em tratamentos estéticos, onde é conhecida como botox. Os médicos usam uma versão da substância que é obtida a partir da bactéria Clostridium botulinum, mas ainda assim todo cuidado é pouco.

A Clostridium botulinum pode causar 3 tipos de botulismo, o infantil, alimentar e das feridas. A doença pode causar problemas no sistema nervoso, falência respiratória e até mesmo morte do paciente. E se você duvida do quanto ela é letal, um nanograma – o equivalente a um grão de areia – é capaz de matar quase 10 mil pessoas.

Geralmente, a bactéria é encontrada no mel e alimentos enlatados, entre outros.

3. Cianeto

Menos poderoso que a Clostridium botulinum, mas igualmente letal, o cianeto é uma substância bastante popular e facilmente encontrada em sementes de maçã e damasco, amêndoas, fumo de tabaco, inseticidas e pesticidas, só para citar algumas.

Para ser fatal, basta 1,5mg de cianeto por quilograma de peso corporal, levando de 1 a 15 minutos para fazer efeito.

O veneno foi bastante utilizado por nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Nas câmaras de gás utilizadas durante o Holocausto, a forma era a gasosa – cianeto de hidrogênio. Com a derrota, muitos oficiais utilizaram a substância para cometer suicídio – especula-se, inclusive, que Hitler também a tenha utilizado, antes de se matar com um tiro.

4. Estricnina

Conhecida também como nuz-vômica, a árvore da estricnina é natural da Índia e sudeste asiático. Dentro do fruto verde-alaranjado há sementes altamente tóxicas, que contém a substância conhecida como estricnina. Bastam apenas 30 miligramas desta toxina para causar uma morte dolorosa a um adulto, o que inclui convulsões que levam o corpo a exaustão e resultam em falha respiratória.

5. Cicuta verde

Originário da Europa, este cogumelo cientificamente conhecido como Amanita phalloides é chamado, aqui no Brasil, de cicuta verde. Altamente venenoso, suas toxinas atacam fígado e rins, podendo causar a morte.

Para se ter uma ideia, a toxidade deste cogumelo é 30 vezes maior do que a da estricnina.

O que o torna mais perigoso, entretanto, é o fato de que os sintomas só aparecem depois de 6 a 24 horas após ter sido consumido, o que torna a busca por ajuda ainda mais complicada.

Quer saber mais? Então dá uma olhada neste vídeo do SciShow.

Vale lembrar que há chances de haver substâncias ainda mais tóxicas por aí. O ser humano apenas não as descobriu. Ainda…