COMPARTILHAR

Números recentes indicam que somos mais de 7,12 bilhões de pessoas ao redor da Terra. Vamos combinar que é gente pra caramba.

E, levando-se em conta que (aproximadamente) para cada 2 pessoas que morrem, outros 4 bebês nascem, e a cada segundo nascem 4 crianças, enquanto menos de duas morrem… Basicamente, a população está crescendo cerca de 2.5 pessoas por segundo.

Ficou confuso?

Então a galera do SciShow ajuda a gente a entender melhor o que rola na ciência por trás da superpopulação terrestre.

Se a gente for pensar em termos de espaço, não há dúvidas que 7 bilhões de pessoas cabem tranquilamente em uma porção de terra equivalente à área ocupada pela cidade de Los Angeles.

O grande problema, entretanto, não está relacionado ao espaço que ocupamos, mas o que fazemos com ele.

Lá pelos anos 1800, quando a população chegou a 1 bilhão, a preocupação estava no fato de enquanto o ser humano se multiplicava de forma exponencial, nossa habilidade para cultivar alimentos crescia linearmente. O resultado: a comida poderia não ser o suficiente, ainda mais se levarmos em conta a forma como ela era (e ainda é) distribuída e a quantidade de gente passando fome por aí.

Daí veio a Revolução Industrial e ficou muito mais prático e rápido produzir alimentos. A medicina avançou e as pessoas passaram a viver quase 4 décadas a mais do que se vivia no século 19.

E se o problema da comida foi praticamente resolvido, então vamos passar ao próximo: recursos naturais. Um dado assustador é que gasta-se muito mais água para regar grama do que em plantações. Se levarmos em conta que a quantidade de água própria para o consumo é mínima – apesar de mais de 70% da superfície terrestre ser coberta por água – dá para perceber que todo esse papo em torno do desperdício é muito mais sério do que se imagina.

Outro detalhe é que a população que segue crescendo está concentrada em países subdesenvolvidos, a maioria sobrevivendo abaixo da linha de pobreza, enquanto que nos países desenvolvidos, a população está envelhecendo e morrendo.

E falando em morrer, a cada ano diversas espécies de animais são extintas sem que a gente perceba.

Será que estamos preparados para o futuro, se as coisas continuarem assim?