COMPARTILHAR

Você já se pegou olhando para uma fechadura, tentando entender qual a lógica por trás do seu funcionamento? Ou talvez um borrifador de água, a tecla de um computador ou um simples alicate?

Então saca só esses gifs animados que mostram um pouquinho do funcionamento de 7 objetos do nosso dia a dia, que apesar de terem designs incrivelmente simples, são muito bem pensados.

1. Campainha de bicicleta

Basta puxar a alavanca e o mecanismo interno gira, produzindo aquele som tão característico. É claro que ela precisa estar completa para funcionar…

design4b design4a.jpg

2.  Fechadura

O tradicional mecanismo de uma fechadura é bastante conhecido, mas ainda assim é daquelas invenções que, por mais acostumados que a gente esteja para ela, ainda assim é capaz de nos fascinar. O formato de cada chave tem de se encaixar perfeitamente no segredo. E somente se elas estiverem corretamente enfileiradas é que elas vão abrir.

3. Tecla de computador

Tec, tec, tec… É mais ou menos este o barulhinho que ouvimos quando nossos dedos tocam o teclado quando digitamos. O que acontece dentro dele é que a tecla se move, completando um circuito e informando o computador qual chave está sendo pressionada.

4. Alicate

Há diferentes tipos de alicates, com diferentes objetivos. Um deles serve para desencapar fios, tornando o processo muito mais fácil.

5. Ventiladores oscilantes

Aquela chave que fica atrás dos ventiladores oscilantes serve para travar e destravar o movimento. Quando a pressionamos, seu mecanismo interno move a engrenagem para que ela se ligue à peça que inicia a circulação.

AdorablePleasedFinnishspitz

6. Termostato automotivo

O termostato automotivo pode ser usado em um sistema de resfriamento do motor. Dentro dele, há uma pequena câmara de cera. Quando a cera é aquecida, ela derrete e expande a câmara. A câmara é conectada a uma engrenagem que inicia o sistema de resfriamento. Quando o termostato expande, a engrenagem abre uma válvula que permite que o sistema seja resfriado. E quando o sistema resfria e o termostato se contrai, a engrenagem puxa de volta a válvula, que fecha.

original-1

7. Borrifador

No caso do borrifador, quando o gatilho é solto, o ar é movido para a garrafa e puxa a água para cima através do canudo que vai até o fundo do recipiente. Quando o gatilho é apertado, essa ação força a água para fora, mas através de uma válvula diferente.